sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Assunção Cristas visitou exemplo de boas práticas florestais em Albergaria-a-Velha

Numa visita às áreas ardidas do concelho de Albergaria-a-Velha, na quarta-feira, a líder do CDS/PP e deputada da Assembleia da República, Assunção Cristas, foi recebida na Autarquia pelo Executivo Albergariense. António Loureiro acompanhou depois Assunção Cristas no terreno, onde deu a conhecer o exemplo de boas práticas florestais em Vila Nova de Fusos, Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior.

Através de um protocolo integrado no Plano Faunos, que envolve a cooperação do Exército Português e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), a Câmara Municipal de Albergaria e a Associação Florestal do Baixo Vouga, procederam, em 2014, à criação de uma rede primária de gestão de combustível, essencial na prevenção ao nível da defesa da floresta contra incêndios. Trata-se de uma faixa de terreno limpo e transitável, com extensão de dois quilómetros, com uma largura não inferior a 20 metros. Esta faixa de gestão de combustível mostrou-se essencial no ano seguinte, impedindo o curso normal do grande incêndio que assolou o Concelho de Albergaria-a-Velha, na Páscoa, travando a sua propagação para o vale de Ribeira de Fráguas.

Assunção Cristas visitou depois outras áreas de terreno onde a gestão florestal e a prevenção dos incêndios não apresentam os melhores exemplos, e que causaram enorme dificuldade aos bombeiros na proteção de pessoas e bens, na grande vaga de incêndios ocorrida em agosto.


A líder do CDS/PP, Assunção Cristas, esteve acompanhada pelos deputados António Carlos Monteiro e Patrícia Fonseca, eleitos pelo círculo de Aveiro. O Presidente da Câmara Municipal, António Loureiro, recebeu a líder partidária acompanhado dos membros do Executivo, Delfim Bismarck, Catarina Mendes e Ana Maria Silva, e pelos presidentes e representantes das Juntas de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior, Branca e Ribeira de Fráguas. Também presente esteve o presidente da Concelhia do CDS/PP, Paulo Silva Silva. No terreno, a visita foi acompanhada pelos técnicos do Município. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário