sábado, 22 de outubro de 2016

LEITE DE DIABO-DA-TASMÂNIA MATA SUPERBACTÉRIAS


 
NIAID / Flickr
Staphylococcus aureus, uma bacteria resistente aos antibióticos
Staphylococcus aureus, uma bacteria resistente aos antibióticos
Uma nova pesquisa da Universidade de Sydney, na Austrália, revela que o leite de diabo-da-tasmânia poderia oferecer uma arma útil contra superbactérias resistentes a antibióticos.
O marsupial, também conhecido como diabo-da-tasmânia, produz um leite que contém peptídeos importantes capazes de matar bactérias de infeções difíceis de tratar.
Os especialistas acreditam que o animal evoluiu este cocktail para ajudar a sua prole a crescer mais forte.
Os cientistas querem chegar a novos tratamentos que imitem estes peptídeos, e estão a digitalizar o código genético do diabo-da-tasmânia, a fim de recriar os compostos que combatem as infecções.
A investigadora Emma Peel, que trabalhou na pesquisa, disse ter encontrado seis peptídeosimportantes.

Experiência

Os investigadores acreditam que os marsupiais são bons para estudar porque os seus bebés têm que prosperar num ambiente relativamente sujo.
As mães diabo-da-tasmânia dão à luz depois de apenas algumas semanas de gravidez. A pequena prole, em seguida, passa os próximos quatro meses numa bolsa.
A equipa de Sydney recriou os seis peptídeos encontrados no leite do animal, testando-os em 25 tipos de bactérias e seis tipos de fungos.
Um dos peptídeos sintéticos – Saha-CATH5 – pareceu ser particularmente eficaz para matar asuperbactéria Staphylococcus aureus resistente à meticilina.
Também conseguiu matar outra bactéria resistente, chamada Enterococcus, resistente à vancomicina, bem como fungos Candida, vulgarmente envolvidos em infecções da pele.
Os especialistas concordam que precisamos urgentemente de novos medicamentos para combater infecções resistentes a tratamentos.
Uma revisão recente da Organização Mundial da Saúde alertou que, se não forem tomadas medidas, as superbactérias podem matar uma pessoa a cada três segundos em todo o mundo em 2050.

Nenhum comentário:

Postar um comentário