sábado, 22 de outubro de 2016

XI JINPING INSTA CHINA A AVANÇAR COM UMA “NOVA LONGA MARCHA”


 
(dr) Xinhua
-
O Presidente da China, Xi Jinping, enalteceu hoje o espírito do Exército Vermelho de há oito décadas e instou o país a mantê-lo vivo e a avançar para uma “nova Longa Marcha”.
A Longa Marcha é um processo em curso, afirmou Xi, na cerimónia de celebração dos 80 anos desde o fim da Longa Marcha, a epopeia que consagrou o Partido Comunista Chinês (PCC) e o seu líder Mao Tsé-Tung.
“Uma nação que esquece as suas origens vai encontrar-se num beco sem saída”, apontou Xi, num discurso de aproximadamente uma hora transmitido em direto pela televisão estatal, a partir do Grande Palácio do Povo, em Pequim.
“Independentemente da fase de desenvolvimento e de quão grandes foram as conquistas que fizemos, devemos levar adiante o espírito da Longa Marcha e avançar para uma ‘nova longa marcha’”, sustentou.
Para Xi Jinping cada geração tem a sua Longa Marcha e deve agir à sua maneira.
Perante o cerco do exército da República da China, então controlada pelo Partido Nacionalista Kuomintang (KMT), os guerrilheiros comunistas empreenderam, a partir de outubro de 1934, uma longa travessia estimada em 12.500 quilómetros.
Durante essa retirada, que começou no sul e terminou em Yanan, aldeia do norte onde os comunistas estabeleceram uma base a partir da qual conquistariam o país, morreram mais de 90% dos combatentes.
O aniversário tem sido celebrado ao longo deste mês, com a difusão diária de notícias e artigos assinados, séries de televisão, programas de rádio, concertos ou exibições, que exaltam o heroísmo dos fundadores do PCC e a necessidade hoje invocada por Xi de o país realizar uma “nova Longa Marcha”.
A Longa Marcha é considerada como um dos dois mais importantes acontecimentos históricos do século XX na China, juntamente com a invasão japonesa.
/Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário