quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

360º - Os filhos do embaixador iraquiano, Aleppo, Novo Banco - e Fernando Santos em direto no Observador

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
... os dois filhos do embaixador do Iraque em Lisboa, acusados de agredir Ruben Cavaco. em Ponte de Sor, saíram ontem do país - os gémeos apanharam um avião com destino a Istambul. Apesar dos pedidos das autoridades portuguesas, a imunidade diplomática dos dois não foi ainda levantada. A notícia foi avançada pela RTP.

A venda do Novo Banco pode estar em risco. O Banco de Portugal exigiu mais garantias, mas o grupo chinês Minsheng, que terá a melhor proposta, ainda não as apresentou. O prazo indicativo para a conclusão do processo é o final deste ano. A notícia foi avançada pelo jornal Eco.

Acendam os alertas vermelhos (outra vez): o empresário alemão Roland Berger, que fundou a consultora com o seu nome, defendeu que a Alemanha devia deixar o euro.Só assim, argumenta numa entrevista, se salvaria a união monetária e, no limite, a própria União Europeia, que pode estar próxima de uma situação "catastrófica".


Informação relevante
Mário Soares está em observação nos cuidados intensivos, no Hospital da Cruz Vermelha. De acordo com o último briefing médico, de ontem ao final do dia, está em estado crítico e inconsciente. O antigo Presidente da República foi internado na madrugada de terça-feira.

É uma notícia do Observador: o médico que acompanhava os militares do 127.º curso de Comandos, durante o qual morreram dois militares, afirmou ao Ministério Público que aconselhou o Comandante das Forças Terrestres a suspender a formação depois da morte de Hugo Abreu, por os instruendos estarem "em tolerância zero". Mas, segundo as suas declarações, o responsável ignorou-o.

Pedro Passos Coelho não vai ser candidato a Lisboa e o PSD não rejeita totalmente a hipótese de vir a apoiar Assunção Cristas. Foi isso que saiu ontem da assinatura do acordo para as autárquicas entre PSD e CDS.

Luís Cunha Ribeiro, ex-presidente do INEM e da Administração Regional de Saúde de Lisboa, é ouvido hoje de manhã no Tribunal de Instrução Criminal, depois de ontem ter sido detido por indícios de corrupção no caso conhecido como “máfia do sangue”. O Ministério Público investiga a atribuição à farmacêutica Octapharma do monopólio da venda de plasma sanguíneo aos hospitais. Segundo o Público, Cunha Ribeiro também está a ser investigado por causa de um negócio que envolve equipamento informático. Veja aqui todos os detalhes do caso.

Manuela Ferreira Leite foi ontem ouvida na comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos e garantiu que, há 13 anos, o banco "estava acima de qualquer suspeita" e "tinha uma situação económica e financeira absolutamente sólida". Por isso, a ex-ministra das Finanças diz nunca ter recebido qualquer alerta do Banco de Portugal sobre eventuais motivos de preocupação.

O dia de ontem terminou com um cessar-fogo em Aleppoe o Governo sírio já controlará a zona leste. Durante várias horas, foram surgindo relatos assustadores da morte de 82 civis e de mais de 100 crianças encurraladas por bombardeamentos das forças sírias e a ONU falou mesmo em "colapso da humanidade". Vários residentes de Aleppo enviaram vídeos com mensagens de despedida, sentindo que podiam morrer a qualquer momento.

Rick Perry vai ser o secretário de Estado da Energia de Donald Trump. Uma pessoa só se pode rir. Como lembraaqui o João de Almeida Dias, em 2012 Perry candidatou-se a Presidente e, durante um debate, prometeu que fecharia três departamentos governamentais se fosse eleito: "Quando eu chegar lá são três as agências que vão desaparecer. O comércio, a educação e a… qual é a terceira?, deixem-me ver". A amnésia demorou algum tempo a desaparecer, mas mais tarde o candidato completou a frase: a terceira agência a desaparecer era (adivinharam) a da Energia, que agora vai chefiar.

Hoje, no Observador, tem muita opinião para ler:

  • Luís Aguiar-Conraria escreve "Are sisters doin’ it for themselves?": "Vários estudos indicam que parece as mulheres não suportam ser ultrapassadas por outras mulheres. Mais: assim de repente, parece que a irmandade masculina é mais coesa do que a feminina".
  • Maria João Marques escreve "A mais recente vítima do marxismo": "Depois da reintrodução do horário de 35 horas para os funcionários públicos, o que provocou danos nos serviços prestados pelo SNS, Catarina Martins agora vem afirmar que é necessária mais gente para... o SNS".
  • Manuel Villaverde Cabral escreve "A história mais mal contada": "Uma história tão mal contada não me esclarece quanto ao que levou Paulo Macedo a aceitar tal presente envenenado [a CGD], mas parece-me improvável que o que começou tão mal, há tantos anos, ainda venha a acabar bem".
  • Gonçalo Portocarrero de Almada escreve "Toque de finados ou às trindades": "Para Deus não há acasos e, por isso, foi providencial que o prelado do Opus Dei, D. Xavier Echevarria, falecesse ontem, dia de Nossa Senhora de Guadalupe, aos 84 anos, em Roma".

Os nossos Especiais
Depois de anos de degradação, o túmulo de D. Dinis, no Mosteiro de Odivelas, vai finalmente ser restaurado. A Rita Cipriano conta os detalhes de uma história fascinante.


Notícias surpreendentes

 Estão aí os jantares de Natal das empresas (o do Observador foi ontem - correu bem, obrigado) e é preciso ter algumas cautelas para sobreviver sem cometer um harakiri profissional. O Tiago Pais explica tudo aqui - e, antes que perguntem, sim, convém moderar o consumo de álcool.

Sara Sampaio é uma das estrelas de um calendário do advento que, decididamente, é pouco tradicional. A revista Love está a divulgar um vídeo por dia com as modelos mais requisitadas do momento e a portuguesa está na lista. Irina Shayk também.

Para não mudar de assunto: a Victoria's Secret também lançou um vídeo de Natal, onde algumas modelos da marca desejam boas festas. Não aparece Sara Sampaio, mas temos Adriana Lima, Alessandra Ambrosio, Elsa Hosk, Lily Aldridge, Jasmine Tookes e Josephine Skriver.

E agora sim, algo totalmente (mas to-tal-men-te) diferente: uma fotogaleria com imagens de alguns dos cadáveres mais bem conservados da História. Alguns foram preservados por especialistas - como o de Lenine -, outros pela própria natureza. Estão mortos há muito tempo, mas não parece.

A redação do Observador votou (detalhe democrático: em urna fechada) e elegeu as Figuras do Ano em diferentes áreas. E, nos próximos dias, vai publicar vários artigos em formatos originais sobre os escolhidos (pode ver a lista completa aqui). Hoje, tudo começa com uma entrevista na redação a Fernando Santos. O selecionador que este ano se tornou campeão europeu vai responder a todas as perguntas dos jornalistas - e dos leitores. Hoje, às 10 horas, pode seguir a conversa em direto no site e no nosso Facebook.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário