terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Mira continuará a apostar nos eventos que trazem muitas pessoas ao Concelho…

Resultado de imagem para Campeonato Nacional de Corta Mato e Mira
Mira vai apostar na realização de grandes eventos em 2017 como forma de dinamizar a economia local e de promover o nome do concelho, acolhendo já em Março o Campeonato Nacional de Corta Mato.
"O sucesso da festa de passagem de ano, que trouxe à Praia de Mira mais de 35 mil pessoas que esgotaram hotéis, restaurantes, casas particulares e fizeram milhares de euros de despesa nos espaços comerciais do concelho, é um bom exemplo de como um evento pode dinamizar a economia local", resume Raul Almeida, presidente da câmara de Mira.
O autarca diz que este tipo de eventos, que atraem milhares de pessoas, são essenciais para combater a sazonalidade do turismo em Mira, que até aqui vivia sobretudo dos meses de verão.
"No ano que terminou tivemos picos de grande afluência de pessoas a Mira, de que beneficiaram também os concelhos vizinhos. As festas de passagem de ano, a Semana dos Enfermeiros, as festas de São Tomé, algumas provas desportivas e as celebrações dos 30 anos da Bandeira Azul atraíram muita gente e ‘mexeram’ com o concelho", garante o autarca.
Nesta linha, Mira vai acolher já em Março o Campeonato Nacional de Corta Mato, que decorrerá na Pista de Corta Mato aberta na mata que rodeia a Praia de Mira.
Investimento de 60 mil euros, feito em 2014, a pista tem-se revelado uma peça vital para atrair ao concelho alguns dos melhores especialistas nacionais e estrangeiros.
Durante 2016 realizaram estágios em Mira as equipas seniores (masculina e feminina) da secção de Atletismo do Sport Lisboa e Benfica e do Sporting Clube de Portugal, muitos atletas estrangeiros, e ainda as seleções nacionais da modalidade que representaram Portugal nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
A seleção russa de tiro com arma estagiou também durante um longo período em Mira, realizando um estágio no Campo Municipal de Tiro, um investimento de um milhão de euros gerido pela Associação de Municípios de Mira.
Localizado em plena Mata Florestal, o campo dispõe de quatro fossos olímpicos (com quatro pranchas de tiro e igual número de fossos olímpicos de lançamento), equipamento de apoio em estrutura metálica e sistema de insonorização nas zonas de tiro, tendo sido criadas barreiras acústicas naturais de forma a diminuir os ruídos provenientes da prática desportiva.
"Estes estágios e provas são muito importantes para a economia local, uma vez que esgotam praticamente a capacidade de hotéis e restaurantes durante períodos fora da época tradicional das férias", acrescenta Raul Almeida, lembrando a aposta noutro tipo de eventos, como a Semana dos Enfermeiros (final de maio) que atrai à volta de três mil participantes durante uma semana.
Em abono da sua estratégia, o autarca cita um estudo feito em 2015 pelo IPAM (Instituto Português de Administração e Marketing) Lab sobre o impacto nos concelhos de Mira e Vagos da prova de orientação Portugal "O" Meeting, que juntou durante cinco dias 2.200 pessoas.
Em média, cada participante surgiu acompanhado por mais três pessoas, gastou mais de 200 euros, mais de metade dos participantes ficaram instalados em hotéis, um terço optou por casas particulares e cerca de 60 por cento comeu diariamente em restaurantes dos dois concelhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário