terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Risco de conflitos no mundo é o maior desde a II Guerra Mundial

O novo Governo dos EUA vai enfrentar um mundo onde o risco de conflito, crescimento económico reduzido e pressões antidemocráticas é o maior desde a Segunda Guerra Mundial, refere um documento dos serviços secretos norte-americanos, hoje divulgado.

A liderança dos EUA está em declínio perante as mudanças no poder económico, político e tecnológico, que constituem profundas alterações no panorama internacional e "pressagiam um futuro próximo negro e difícil", segundo o documento 'Global Trends: Paradox of Progress' ('Tendências Globais: Paradoxos do Progresso'), do Conselho Nacional de Informações.
"Os próximos cinco anos vão ver o aumento de tensões dentro e entre países. Para o melhor e o pior, a emergente paisagem global está a desenhar o fim da era do domínio norte-americano que se seguiu à Guerra Fria, acrescentaram os autores do texto.
O Conselho Nacional de Informações (National Intelligence Council), um grupo de investigação dependente do diretor das Informações Nacionais (National Intelligence), divulga a sua avaliação global de quatro em quatro anos. Esta divulgação ocorre a 11 dias da tomada de posse de Trump.
O relatório apresenta um quadro com cores sombrias sobre os desafios subsequentes à ordem internacional característica do pós Segunda Guerra Mundial, incluindo disparidades económicas extremas, deslocações tecnológicas, mudanças demográficas, os impactos das alterações climáticas e a intensificação dos conflitos identitários.
Acresce que as democracias ocidentais vão ter cada vez mais dificuldade em manterem-se fiéis aos seus princípios e evitarem ser separadas umas das outras.
"Vai ser cada vez mais difícil cooperar internacionalmente e governar da forma que o público espera", acrescentou-se no texto.
Mais países vão ser capazes de "vetar" esforços de cooperação e a miríade de canais de comunicação global vão deixar grandes números e grupos de pessoas desinformados e divididos.
"As 'câmaras de eco' da informação vão reforçar as incontáveis realidades concorrentes", prevêm os autores do dossiê.
No documento, cujos autores incluem analistas das comunidades académica e das informações, também se admitiu que o liberalismo que tem definido o Ocidente e os seus aliados desde a Segunda guerra Mundial está ameaçado pelo populismo, tanto à esquerda como à direita, devido à dificuldade crescente de governar países e sociedades.
"Os públicos vão querer que os governos lhes garantam segurança e prosperidade, mas rendimentos baixos, desconfiança, polarização e uma lista crescente de questões emergentes vão dificultar o desempenho dos governos", especificou-se.
Estas tendências sublinham a necessidade de EUA escorarem as suas tradicionais amizades e alianças ocidentais, à medida que a Federação Russa e a China testarem a sua vontade de manterem a sua influência.
Fonte:noticiasaominuto
_________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário