domingo, 19 de março de 2017

Exposição Retornar – Espaços de Memória_ De 20 de Março a 8 de Abril no Centro Cultural de Tábua

No âmbito de “Outras vozes, outra gente – Mostra em rede de teatro documental
De 20 de março a 8 abril, no Centro Cultural de Tábua, poderá visitar a exposição Retornar – Traços de Memória, uma iniciativa da EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, E.M.), desenvolvida pelas Galerias Municipais de Lisboa, e que assinalou os 40 anos do momento que ficou conhecido por retorno de nacionais à antiga metrópole, na sequência dos processos de descolonização das colónias portuguesas em África, e que conheceu o seu auge com a ponte aérea de 1975.
Entre 1974 e 1977, a maioria dos portugueses ou luso-descendentes abandona os territórios outrora parte do Império Colonial Português. A estes portugueses atribui-se a designação de “retornados”, um termo que adquire uma conotação pejorativa que denuncia as tensões que acompanham o fim do colonialismo português em África, o regresso desta população à antiga metrópole, bem como o seu acolhimento numa sociedade em profunda transformação social e política.
Uma parte dos núcleos que aqui se mostram, enquadram-se nas atividades a desenvolver no âmbito do projeto Outras vozes, outras gentes - Mostra em rede de teatro documental. Articula-se com a temática do espetáculo Portugal Não é Um País Pequeno, de André Amálio (Hotel Europa), que relata a experiência de antigos colonos portugueses a partir de testemunhos reais. Colonização versus descolonização.
Dia 8 de abril, o Centro Cultural de Tábua acolherá o espetáculo Portugal Não é Um País Pequeno.
Entrada livre
Para mais informações contactar:
Teresa Santos
Hermes - Cooperativa de Programação e Produção de Eventos Culturais

Nenhum comentário:

Postar um comentário