domingo, 16 de abril de 2017

MEALHADA: Britânicos Gene Loves Jezebel são banda surpresa da Festame

Resultado de imagem para banda britânica Gene Loves Jezebel
A banda britânica Gene Loves Jezebel é a principal atração da edição de 2017 da Festame – Feira do Município da Mealhada, que se realiza, este ano, de 10 a 18 de junho (mais três dias do que em 2016), junto ao complexo desportivo da cidade.
O grupo inglês de pop e rock, que na década de 90 liderou os top’s internacionais com temas como Break the Chain ou Sweet Sweet Rain, atuam no dia 16 de junho, mas a festa começa muito antes e com grandes nomes da música nacional. The Gift tem honras de abertura, a 10 de junho (feriado nacional), seguindo-se GNR (dia 11), Double Grooves e convidados (dia 12), Samba Lêlê (dia 13), Expensive Soul (dia 14, véspera de feriado), Raquel Tavares (dia 15, feriado nacional), Amor Electro (dia 17) e David Carreira termina, dia 18 de junho.
São nove dias que se pretendem de encontro da população com coletividades, agentes económicos, artesãos e que procuram ser de verdadeira festa do Município. O Complexo Desportivo da Mealhada vai transforma-se e ganhar vida à noite, com os espetáculos de bandas de renome e, como habitualmente, totalmente gratuitos.
A FESTAME mantém a área das tasquinhas e do artesanato, que estão na génese do evento, uma vez que começou por ser uma feira de artesanato e gastronomia, mas terá também expositores de comércio, indústria e agricultura, com mais de uma centena de espaços de exposição.
O orçamento do certame ronda os 200 mil euros e mantém o cunho de ser gracioso. Trata-se do único evento do género, na região Centro, com estas características muito singulares: os expositores não pagam rigorosamente nada para estarem presentes no certame - o Município suporta todas as despesas com aluguer de stands, energia elétrica, segurança, etc. - e o público não paga rigorosamente nada para assistir aos espetáculos e visitar toda a área de exposição do comércio, indústria, artesanato e gastronomia regionais.
“É uma forma de retribuir a preferência de milhares de portugueses que, durante o ano, nos procuram, seja pelos nossos restaurantes, seja pela visita ao Município. As pessoas são bem recebidas na Mealhada e o Município, dentro das suas possibilidades, tenta retribuir com uma semana de festa para os nossos visitantes e uma montra para os expositores, oferecendo-lhes um local para potenciarem os seus negócios”, sublinhou Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, na conferência de imprensa de apresentação do certame.
“Queremos ser diferentes das outras feiras da região. Podíamos convidar nomes ainda mais fortes, para todas as noites, e fechar a feira às pessoas, cobrando bilhete. Não é esta a nossa opção. E fazemo-lo assim porque podemos. Porque a nossa preocupação não é com o dinheiro, é com as pessoas”, afirmou o autarca, justificando ainda que este formato permite que todos os munícipes tenham acesso a grupos do panorama nacional.
Este ano, a organização irá reforçar a presença de expositores ligados à indústria e melhorar imenso a qualidade da animação artística, com mais bandas de nível nacional a atuar nos dois palcos do certame e sobretudo com artistas e grupos musicais francamente mais aclamados e conhecidos do grande público.
Programa diversificado conta com banda britânica
Pela primeira vez na história da FESTAME, o programa de animação de 2017 irá contar com uma (re)conhecida banda internacional. É uma aposta que promete ser mais um aliciante para proporcionar um aumento da afluência de público, que em 2016 rondou os 200 mil visitantes.
Começamos, no dia 10 de junho, com a música pop, alternativa, independente, dos The Gift, e seguimos, no domingo, dia 11, com o pop rock dos portuenses GNR, de Rui Reininho. No dia 12, a noite será de Dj’s, com Double Grooves a fazer as honras da casa para acolher um conjunto de disc-jockey’s convidados e garantidamente surpreendentes.
No dia 13, a noite será de pagode e samba, com o ambiente contagiante do grupo Samba Lêlê. No dia 14, véspera de feriado, subirá ao palco principal da FESTAME os Expensive Soul, uma banda que possui uma sonoridade que vai desde o soul/reggae até ao R&B/hip-hop. No feriado, dia 15, a noite será de fado, com uma das maiores referências da atualidade, a jovem e (re)conhecida fadista Raquel Tavares.
No dia seguinte, o palco principal da FESTAME recebe a banda inglesa Gene Loves Jezebel, uma das mais famosas bandas de rock internacional dos anos 90, que ainda hoje inspira centenas de grupos de covers pelo mundo inteiro, que “teimam” em interpretar êxitos como Break the Chain ou Sweet Sweet Rain. No sábado, dia 17, a animação estará a cargo da banda de Marisa Liz, os Amor Electro, um grupo de pop-rock eletrónico que dispensa apresentações.
O cartaz da FESTAME encerra com um dia especialmente dedicado aos mais novos, com David Carreira, que em 2013 foi eleito o artista Sexy Teen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário