As exposições temáticas continuam a ser uma grande aposta no programa da Expofacic, este ano com algumas novidades que a organização acredita virão a reforçar a atratividade do certame. A vertente pedagógica está mais uma vez em evidência num variado leque de propostas pensadas para entusiasmar todos os elementos das famílias.

Construções Lego
Exposição (1.500m2) de representações feitas com peças Lego. Para aqueles que apreciam estes jogos didáticos ou queiram reviver um pouco da nostalgia da infância, haverá um espaço com peças para várias construções possíveis.

Exploratório - Centro de Ciência Viva
No âmbito de uma parceria com o Exploratório - Centro de Ciência Viva de Coimbra, a Expofacic inaugura este ano o Espaço Ciência. Uma tenda onde crianças, jovens e adultos vão ter oportunidade de andar com “A Cabeça na Lua”, ver “Morcegos às Claras”, brincar com “Jogos de Luz e Cor” e admirar uma fantástica exposição de “Astrofotografia”. O céu é o limite!

Exposição Bordallo Pinheiro
Raphael Bordallo-Pinheiro (1846-1905) é a maior referência da caricatura em Portugal. Foi autor do da figura do  Zé Povinho, que veio a tornar-se a representação popular do povo português, e distinguiu-se como ceramista. A Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha (Grupo Visabeira), proprietária do seu espólio, traz à Expofacic peças com o traço inconfundível de Bordallo-Pinheiro, juntamente com outras da autoria de destacados artistas contemporâneos, entre os quais Joana Vasconcelos.

Namorar Portugal
Exposição de produtos de uma marca inspirada nos Lenços de Namorados, ou Lenços de Pedido,  uma tradição minhota que remonta ao século XVIII: bordados de raparigas em panos de linho ou de algodão, com motivos florais, símbolos amorosos e mensagens em quadras. No espaço vão estar artesãos e promotores que darão enquadramento a novos produtos desenvolvidos com criatividade e inovação, a partir do universo estético

Ciclo do Linho
Da colaboração do Município de Vila Verde e do Museu do Linho de Marrancos (Vila Verde) resulta esta viagem ao fabrico dos panos de linho, através de um percurso com passagem por teares, rocas e outros utensílios usados num ciclo que vai da produção da matéria-prima até à tecelagem.

Animais Exóticos
Exposição de animais exóticos que inclui réteis e anfíbios (piton de sangue, tartaruga de esporas africana, jabuti de pata vermelha, rã leopardo) e aves de várias origens (araras, papagaios, catatuas, aratingas, lóris, princesas de Gales e agapornis). Além de poderem participar em sessões de sensibilização por parte dos criadores, os visitantes terão oportunidade de assistir às habilidades dos artistas de asas num divertido show de araras.

Aquariofilia
Numa mistura de cores, sons e formas, esta exposição de plantas, peixes e outras espécies aquáticas promete transportar os visitantes. formando ecossistemas representativos das zonas de onde são originários. Além dos aquários com fauna e flora aquática de todo mundo, haverá um lago artificial com um jardim aquático.
fonte: GIRP