quarta-feira, 26 de abril de 2017

Sessão Evocativa E Mercado De Rua No 25 De Abril, Em Carregal Do Sal









Apostando num programa participativo, pensado para o povo, a Autarquia assinalou a efeméride com mais uma edição do Mercado de Rua, realizado na zona central da vila sede do Concelho, e uma Sessão Solene, durante a manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

E foi precisamente ali, durante a cerimónia, que a Câmara Municipal deu voz aos representantes dos grupos parlamentares municipais do PPD/PSD e do PS, respetivamente António Óscar de Almeida e Paiva e Carlos Alexandre Pais Baptista (o CDS-PP declinou o convite por convicções pessoais) após ter usado a palavra o Presidente da Assembleia Municipal, Carlos Jorge Morgado Gomes. 

Pontos altos na cerimónia foram também a apresentação dos livros “40 Anos do Poder Local democrático – Autarcas do Concelho de Carregal do Sal”, pelo Vice-presidente da edilidade, José Sousa Batista, e “A Maçonaria e os Livres-Pensadores no Concelho de Carregal do Sal”, este último da autoria de Artur Jorge Saraiva, que conduziu os presentes pelas páginas de mais uma obra que perpetua a história concelhia.

Pelo meio, a declamação de um soneto de Hermínio Cunha Marques, pelo próprio, e a visualização de um filme elaborado pelo Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal em que a música de intervenção e a poesia, declamada por vários alunos, assumiram um papel principal. A colaboração do Agrupamento registou-se, ainda, ao nível de uma exposição de trabalhos em cartão, realizados por alunos, que esteve disponível para apreciação no átrio dos Paços do Concelho.

Após o encerramento da Sessão pelo Presidente da edilidade carregalense, Rogério Mota Abrantes, seguiu-se a visita oficial ao Mercado de Rua, em funcionamento até às 19horas.

Para além da exposição/venda de diversos artigos - artesanato, gastronomia, produtos hortícolas, comes e bebes – o Mercado de Rua proporcionou momentos de animação garantidos pelas atuações de grupos folclóricos do Concelho designadamente o Grupo de Danças e Cantares da Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato; o Rancho infantil Cravos e Rosas de Vila Meã e o Rancho Folclórico Flores da Beira (o Grupo Folclórico d’Alegria não conseguiu estar presente, por imperativos próprios) demonstraram que a cultura tradicional está bem enraizada nas gentes do Concelho.

Para os mais pequenos, uma surpresa ao final da tarde – a mascote “Chase”, da série de animação infantil Patrulha Pata. O cão herói apareceu e conviveu com os mais pequenos que aproveitaram para tirar algumas fotografias com o famoso personagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário