terça-feira, 2 de maio de 2017

360º - No escalar da tensão EUA-Coreia do Norte, a dinastia dos Kim de A a Z, entre fantasias e bizarrias. E ainda França e José Sócrates (a duplicar)

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... Nicolas Maduro tirou mais uma jogada da manga na Venezuela. Quer fazer uma nova Constituição à medida, que lhe permita legitimar o cargo sem ter de passar por eleições. O El País chama-lhe a decisão mais radical, em plena crise social e política no país.

O Fisco castigou os funcionários que consultaram os dados ficais de José Sócrates, do seu amigo empresário Carlos Santos Silva e do ex-ministro Manuel Pinho. Segundo o Público, foram abertos 50 processos disciplinares nos últimos três anos, 45 deram lugar a repreensões e cinco foram arquivados.

José Sócrates que reagiu aos novos prazos da Operação Marquês num artigo de opinião publicado (também de novo) no DN e na TSF. Critica que a acusação tenha sido "adiada pela sexta vez" e diz que "há um departamento estatal de caça ao homem".

Do final da noite de ontem vem o balanço trágico do feriado nas praias portuguesasquatro mortos.

Outra informação relevante

Sobe, sobe, a tensão (verbal) entre Coreia do Norte e Estados Unidos. Depois de Trump ter admitido um conflito com os norte-coreanos (o escudo de defesa já está operacional), Kim Jon-il respondeu com ameaças semelhantes. Por isso, o presidente americano (que arranjou mais uma polémica interna) refreou e mostrou-se até disposto a conversações a dois, se forem criadas condições para tal. As preocupações globais já chegaram ao Papa.


Lá fora o outro tema que domina a atualidade é a segunda volta das eleições em França, quando as sondagens mostram um encurtar de distâncias. Paris viveu ontem confrontos nas manifestações do 1º de Maio por causa de Le Pen -- que insiste no regresso do franco a conviver com o euro e é acusada de plagiar parte de um discurso de Fillon. Mas Macron também já pede reformas à Europa, caso contrário, diz, teremos... Frexit.

Por falar em Europa: em Londres houve um jantar que não correu nada bemJean Claude Juncker foi a Dowwning Street e disse a  Theresa May que ela está “totalmente iludida” quanto ao que pode exigir dos parceiros europeus e ele “10 vezes mais cético” em relação ao sucesso das negociações do Brexit.

Já agora, 20 anos depoiso que se passa no Labour de Tony Blair agora que ele está de regresso à política?

Por cá, as duas centrais sindicais subiram (um bocadinho) a pressão sobre o governo neste 1º de maio. A CGTP marcou uma manifestação para 3 de junho pelos direitos dos trabalhadores; a UGT admitiu greve se não houver aumento do salário mínimo.

Hoje é dia de Real Madrid-Atlético, na primeira mão da primeira meia-final da Liga dos Campeões. Os dois grandes clubes de Madrid reeditam as finais de 2014 e 2016, mas a equipa de Ronaldo, vencedora dessas edições, tem contra si o facto de estar a lutar palmo a palmo com o Barcelona pela vitória do campeonato espanhol (mesmos pontos, um jogo a menos). 

Por falar em Barcelona, é lá que joga o melhor marcador das ligas europeias, Messi. Mas tem um sportinguista no retrovisor: Bas Dost, o holandês que fez um hat trick no 3-2 do Sporting em Braga, está apenas a dois golos de distância. Mas não é dele que fala o Tiago Palma na crónica desse jogo, que foi um dos textos mais lidos do fim de semana.

Quanto à frente da Liga, nada de novo: Benfica e FC Porto venceram e os da Luz mantêm a vantagem de 3 pontos a 3 jornadas do fim. Novidade só mesmo voltar a falar-se em Marco Silva para o FC Porto.

Do lado mau do futebol vem a morte do adepto italiano antes do último Sporting-Benfica. O suspeito do atropelamento fatal (que terá tentado atropelar mais adeptos leoninos) ficou em prisão preventiva. O Bruno Roseiro reconstituiu os últimos nove dias da investigação, com detalhes surpreendentes.

Os nossos especiais

Declaração de interesses I: tenho uma filha da geração X, a da era da Internet, mas também da crise e do terrorismo. Por isso não me são estranhas as dúvidas e anseios dos jovens nascidos entre o meio da década de 90 e 2010, como os que a Rita Porto ouviu numa reportagem muito especial. Ora escutem-nos (em discurso direto) sobre relações, o mundo e o (seu) futuro.

Declaração de interesses II: sou de Montemor-o-Novo. A reportagem do Tiago Palma sobre as únicas mortes da Reforma Agrária não me é por isso estranha. Aconteceu  lá perto. Com gente que todos conhecíamos. O que é estranho é que passados todos estes anos, as mortes de 'Caravela' e Casquinha, naquela manhã sangrenta no Alentejo, nunca tenham sido esclarecidas. Que a investigação se tenha perdido. A entrega de terras aos proprietários, depois dos anos das cooperativas, fica assim manchada de incertezas. É ouvir (neste caso, ler) as partes.

Declaração de interesses III. Conheço o Carlos Diogo Santos desde os primeiros dias de estagiário e sei como acompanhou e investigou o caso Duarte Lima/assassínio de Rosalina Ribeiro no Brasil. Por isso também não me é estranho que dessa investigação tenha nascido o livro "Rio Derradeiro", escrito 'a meias' com o principal investigador brasileiro do processo. Na pré-publicação feita pela Observador estão lá os detalhes -- entre telefonemas, contradições, dias finais e o rasto de 5 milhões de euros --, que levaram à acusação do ex-líder parlamentar do PSD.

E para que não digam que no Observador só há histórias que me são próximas de alguma forma (sorriso), deixo mais três sugestões de leitura pausada que vêm deste fim de semana prolongado:

A nossa opinião
Notícias surpreendentes

Ele é a última grande surpresa da música nacional e dentro de uma semana vai defender Portugal no Festival da Eurovisão. A Marlene Carriço foi ouvir Salvador Sobral ao Seixal ouviu-lhe também as ambições.
O paradeiro dos manuscritos que Mário de Sá-Carneiro deixou em Paris permanece um mistérioUma nova edição da poesia completa do escritor promete revelar novos pormenores. E não só, diz a Rita Cipriano.

Noutras áreas, que tal saber que penteados (para elas) vão estar em voga este verão.

Já agora, os parabéns à princesinha Charlotte: hoje faz dois anos e a mãe tirou-lhe uma nova foto oficial).

De Londres para Nova Iorque, para espreitar como foi a Met Gala, o evento social do ano do mundo da moda. Eis a extravagância à solta na passerele, para delírio das redes sociais.

Mike Tyson amealhou mais de 300 milhões de dólares ao longo da sua carreira de boxeur. Depois caiu em desgraça. De entre os muitos bens perdidos, destaque para uma mansão no Ohio com quase 25 hectares, cinco quartos, uma piscina luxuosa, um campo de basquetebol e até espaço para jaulas de tigres. A Marta Leite Ferreira entrou dentro da casa abandonada de de Tyson que pode tornar-se uma igreja. Ora veja as fotos.

 No Observador tem sempre toda a atualidade explicada e temas surpreendentes. Venha confirmar por si 

Boa terça-feira, bom arranque de semana (com muito calor)
 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário