sexta-feira, 26 de maio de 2017

360º - A terrível história do Rei Ghob. E ainda: FBI investiga o genro de Trump

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
O FBI está a investigar reuniões de Jared Kushner, genro e conselheiro de Trump, com o embaixador e um banqueiro russos. Está em causa a possível interferência nas eleições, mas não só. O Washington Post, que deu a história, escreve que o FBI está também a investigar "possíveis crimes financeiros".

O sogro de Jared Kushner foi ontem à sua primeira reunião da NATO e, em vez de falar das garantias de ajuda mútua em caso de ameaça militar, preferiu falar de dinheiro, um dos seus temas de campanha. Donald Trump disse publicamente que os aliados têm que pagar mais (mas o secretário-geral da NATO garante, jura e assegura que, em privado, o Presidente americano disse estar muito empenhado na organização).

Momento "humor involuntário" da reunião: quando os líderes da NATO se preparavam para a foto de família, Trumpempurrou o o primeiro-ministro do Montenegro para lhe passar à frente. Um assessor da Casa Branca disse, totalmente a sério, que se tratou de um "cumprimento informal".

Trump, de facto, não muda, como estão a perceber os líderes europeus. Segundo a Der Spiegel, na visita que fez a Bruxelas, o Presidente americano encontrou-se com Donald Tusk e com Jean-Claude Juncker e, comentando os milhões de carros que a Alemanha vende nos EUA e o desequilíbrio comercial que isso provoca, afirmou: "Os alemães são maus, muito maus".

Entretanto, já se resolveu o conflito diplomático entre EUA e Reino Unido por causa da fuga de informação que levou à publicação de fotos da bomba que explodiu em Manchester - os dois países já voltaram a partilhar informações. E esta manhã a polícia inglesa deteve mais um suspeito de ligações ao atentado. Mais uma informação: antes do ataque, o bombista telefonou a uma familiar na Libia e pedir perdão pelo que ia fazer.


Informação relevante
Mais revelações da investigação especial do Observador à forma como os partidos colonizam o Estado: metade dos militantes do PSD e CDS que chegaram às short-lists da Comissão de Recrutamento e Seleção da Administração Pública (CRESAP) acabaram mesmo por ser nomeados para os cargos que desejavam. Um estudo feito no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas mostra números que vale a pena analisar.

Ao criar a CRESAP, o governo PSD/CDS dizia querer acabar com a nomeação de boys. Mas, como mostra este vídeo, isso não aconteceu.

Rui Ramos, num vídeo de opinião, explica porque é que esse assalto ao Estado acontece - e sempre aconteceu, nos vários regimes.

Foi uma das polémicas do último debate quinzenal. Em resposta a uma pergunta de Assunção Cristas, António Costa disse no Parlamento que, em 2009, estava na câmara a reduzir a dívida de Lisboa em 40%. Será mesmo assim? A Rita Dinis foi fazer o Fact Check.

É uma notícia Observador. Por razões contratuais, a Defesa está refém do fabricante para renegociar a manutenção dos helicópteros de salvamento EH-101. Os custos ainda estão por definir

Mário Centeno deu ontem uma entrevista à RTP: disse esperar que o rating de Portugal suba em breve, reiterou que em janeiro já não haverá sobretaxa de IRS para “ninguém” e prometeu que não existirá aumento de impostos no próximo Orçamento. E sobre a possibilidade de se tornar presidente do Eurogrupo? “Estou focado em trabalhar em Portugal”.

Garcia Pereira decidiu finalmente quebrar o silêncio e escrever sobre o "pai" Arnaldo Matos, depois de durante meses ter sido chamado de "canalha" e de "chulo" no jornal do MRPP. Agora criou um site só para responder ao homem que foi o seu mentor político.

O MRPP é um pequeno partido onde este tipo de discussão e de linguagem é de esperar, certo? Então, vamos olhar para o PS e para o PSD:

Antes de seguirmos em frente, só mais um pequeno tumulto no PSD: na sequência das guerras internas das últimas semanas, a Distrital de Lisboa dos social-democratas vai realizar eleições no verão, contrariando a recomendação da direção do partido. Outro detalhe: a comissão política do PSD/Lisboa propôs o afastamento de Rodrigo Gonçalves de líder interino da estrutura, sendo que este polémico dirigente do partido anunciou que se vai candidatar à concelhia.

O PSD vai apresentar um projecto de lei que pretendecriar uma taxa reguladora por cada serviço prestado por plataformas como a Uber ou a Cabify. E quer responsabilizar as empresas pela qualidade do serviço. A notícia é do Público.

Os jaquinzinhos estão de volta. Mas não totalmente: só em certas condições muito específicas é que Bruxelas autoriza a sua pesca e comercialização.

“Meus amigos, o trabalho continua”. A garantia é dada por Michel Temer num vídeo que divulgou esta quinta-feira nas redes sociais, depois das violentas manifestações contra a sua presidência. Mas, como escreve a Folha de S. Paulo, já está toda a gente a preparar a sua sucessão. O último nome a aparecer é o do senador Tasso Jereissati.


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "Já não há vida para além do défice":"O plano é claro: viabilizar o regime português, não através da iniciativa dos cidadãos em Portugal, mas das transferências europeias, confiando na velha complacência de Bruxelas".

José Milhazes escreve sobre terrorismo: "Os políticos ocidentais continuam em insistir nas meias-medidas, muitas delas fruto de acordos e apoios duvidosos a grupos e Estados que estão na origem do terrorismo".

Miguel Tamen escreve a crónica "Um certo tempo": "O que é dizer uma coisa? Se eu contei um segredo a mim próprio não posso ser acusado de bisbilhotice ou de traição: não disse nada".


Os nossos Especiais

Francisco Leitão, também conhecido por Rei Ghob, dizia que era bruxo, falava com espíritos e encarnava o diabo - e assim assustava e controlava os jovens que passavam pelo castelo da Carqueja. Depois de ter sido condenado a 25 anos de cadeia por homicídio, está agora a ser julgado por 542 acusações de violação. A Rita Cipriano conta toda a história de um caso impressionante.

O mito de Kennedy e a sombra de Camelot são o tema doConversas à Quinta desta semana. Jaime Gama, Jaime Nogueira Pinto e José Manuel Fernandes debatem o legado de John F. Kennedy, que nasceu há 100 anos.


Notícias surpreendentes
Fotos e vídeos dos trovões que acordaram várias pessoas na madrugada de quinta-feira foram muito partilhados ao longo do dia nas redes sociais. Neste vídeo, explicamos o que aconteceu.

Aos 95 anos, Gonçalo Ribeiro-Telles continua a ser um visionário utópico, a quem devemos jardins urbanos, a protecção legal dos parques naturais ou a denúncia dos empórios do betão. Como homenagem, o Vasco Rosa escolheu dois textos que todos devem ler.

É um hotel, uma galeria de arte, um bar e um restaurante. O Le Consulat, que fica no espaço onde durante 104 anos esteve o Consulado do Brasil, é a última novidade do Largo Camões, em Lisboa. Veja o que pode encontrar lá dentro.

Vem aí o fim de semana, mas no Observador continuamos a seguir a atualidade ao minuto. Vá passando por aqui.
Até já!
7c12c9e4-c229-46e4-8a2d-bdf8107e82b5.png
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário