sexta-feira, 26 de maio de 2017

Descida no Índice de Transparência Municipal, de 2013 a 2016, fica sem resposta por parte do PSD Mira.

Não podemos dizer que tenhamos ficado muito surpreendidos com a ausência de justificação por parte do PSD Mira ou de algum responsável do atual executivo camarário, pois como diz o ditado “contra factos não há argumentos”.
A única dúvida que nos fica, é se esta falta de transparência se deve a incompetência na divulgação da informação ou a algum bom motivo para manter a informação relativa ao Município oculta ou de difícil acesso.
Se quiserem começar a recuperar lugares no que diz respeito à transparência, deixamos já aqui algumas questões que gostávamos de ver respondidas:
Quanto pagou o Município de Mira em consultadorias, pareceres, avenças e estudos? E quem são os responsáveis desses expedientes?
Onde se pode consultar as contas detalhadas das últimas 3 edições da Festa do São Tomé?
Era fácil continuar a enumerar dezenas de situações pouco transparentes, mas para melhor esclarecimento deixamos uma sugestão:
Se a Câmara entende que tudo o que é questionado é mentira porque não se sujeita a uma auditoria para que fique tudo esclarecido. Será que o executivo PSD tem alguma coisa a esconder a uma Inspeção/auditoria ao seu mandato?
Quem não tem a informação oculta, nem de difícil acesso é o site que referimos no nosso anterior comunicado e que mais uma vez convidamos todos os mirenses a visitar, http://www.portalmunicipal.pt.
Esperávamos outra atitude por parte do PSD Mira, que não passasse por caluniar o nosso candidato acusando-o de não dizer a verdade, pois sabemos que também têm pessoas inteligentes e que felizmente têm acesso à internet.
Como tal, ao invés de terem partido para o insulto gratuito e para a propaganda demagoga habitual, os responsáveis do PSD Mira podiam ter-se dado ao cuidado de aceder ao site que indicámos no nosso comunicado e constatar alguns factos.
O primeiro facto, é que falámos a verdade quando afirmámos que o site era da Direção Geral das Autarquias Locais (DGAL), como facilmente se comprova consultando os Avisos Legais e a Ficha Técnica do site que referimos. Neles podemos ver que “A DGAL – Direcção-Geral das Autarquias Locais, entidade responsável pela gestão e administração do Portal de Transparência Municipal, (…)”
A gestão do Portal de Transparência Municipal obedece a uma política comunicação e informação tendo como objetivo garantir um acesso único, gratuito, transparente e simplificado à informação estatística oficial dos municípios portugueses, bem como permitir ao utilizador a comparação dessa mesma informação.” e que “O Portal de Transparência Municipal é uma iniciativa do XIX Governo Constitucional para o aumento da transparência da gestão da administração pública local aos cidadãos. O processo de realização e produção foi conduzido pela Direção-Geral das Autarquias Locais.”
Como fica comprovado dissemos a verdade, este site é da DGAL e o seu objetivo vai ao encontro das nossas pretensões, que era obter informação estatística oficial relativa ao município de Mira.
O segundo facto, diz respeito aos valores da dívida total, também aqui basta consultar o site que referimos e pesquisando pelo concelho de Mira, Gestão Financeira e em especial o indicador denominado por DÍVIDA TOTAL, rapidamente se pode constatar que os valores que mencionámos no nosso comunicado estão corretos de acordo com a informação que a Direção-Geral das Autarquias Locais, disponibiliza neste seu site.
Por último, e respondendo ao desafio do PSD Mira, afirmamos que o desafio que conscientemente aceitámos foi perante os Mirenses e consiste em apresentar uma alternativa estruturada e credível a esta atual Gestão Autárquica do PSD Mira. E para esse desafio não poderíamos ter apresentado melhor candidato aos Mirenses do que o Dr. Manuel Martins, um homem da nossa terra, sério, integro, trabalhador e competente, com um passado de serviço em nome da causa pública que fala por si.
Estamos certos que com o Dr. Manuel Martins e com a equipa que o acompanha e que diariamente vai aumentando, vamos construir e apresentar um projeto de desenvolvimento sustentável para o nosso concelho. Queremos assegurar aos Mirenses uma alternativa política que concilie a criação de emprego com a preservação e valorização do nosso potencial turístico, assente na nossa maior riqueza, o ambiente.
Candidatura Manuel Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário