sexta-feira, 26 de maio de 2017

Adesão à greve da função pública é quase total

Resultado de imagem para Adesão à greve da função pública é quase total
Hospitais, escolas e segurança social estão a ser afetados pela greve nacional da função pública esta sexta-feira. Segundo o sindicato, os primeiros turnos na saúde registaram uma adesão de quase 100% em todo o país.
A greve nacional da função pública desta sexta-feira já teve impacto durante a noite na saúde, com hospitais a registaram uma adesão de quase 100%, de acordo com informações da coordenadora da Federação dos Sindicatos da Função Pública, Ana Avoila, à agência Lusa.
O primeiro balanço da greve mostra que na região de Lisboa a adesão é de 100% nos hospitais de São José, Maternidade Alfredo da Costa e Beatriz Ângelo. No Hospital São Francisco Xavier a adesão ascende a 98%, enquanto no Hospital de Santa Maria é de 85% e de 70% no Hospital dos Capuchos.
Em Matosinhos, o hospital Pedro Hispano teve uma adesão de 70% nos primeiros turnos, enquanto no Porto, o Hospital de São João é 60%. O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa regista uma adesão à greve de 65% e os restantes hospitais da região do Porto uma adesão entre “80 a 90%”, afirmou a dirigente sindical, à Lusa.
Em Coimbra, Aveiro, Leiria, Figueira da Foz e em outras regiões do centro “está tudo a 100%, só com serviços mínimos”.  Ana Avoila, da federação afeta à central CGTP, acrescentou que esta adesão no arranque da greve “responde às expetativas” e revela “descontentamento dos trabalhadores” em relação ao congelamento dos salários e carreiras.
Nas escolas, a coordenadora da federação dos sindicatos da função pública afirmou que a expetativa é que centenas de escolas fiquem encerradas esta sexta-feira. Também serviços da segurança social deverão estar fechados face à paralisação de trabalhadores, assim como serviços de finanças e equipamentos de cultura, afirmou, antecipando “uma grande greve”.

Fonte: Jornal Económico com agências
Foto: pixabay.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário