sexta-feira, 26 de maio de 2017

Interescolas Diocesano vai trazer 4 mil jovens ao centro de Albergaria-a-Velha

O Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, vai estar em Albergaria-a-Velha na próxima terça-feira, 30 de maio, a acompanhar os cerca de 4 mil jovens que integram o XVI Interescolas Diocesano. Com o lema “(A)Maria Sempre!”, o encontro, que decorre entre as 9h00 e as 17h30, na Quinta da Boa Vista/Torreão, reúne os alunos da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), desde o 5.º ao 12.º ano, das escolas públicas e privadas da área geográfica da Diocese.

 O Interescolas Diocesano, que se realiza anualmente em Concelhos diferentes, procura juntar alunos que frequentam a disciplina de EMRC, que é uma oferta obrigatória das escolas, mas de escolha facultativa pelos alunos ou famílias. Permite aos professores darem uma aula diferente, permite a partilha, o contacto com experiências diversas, despertar o espírito de entreajuda e a demonstração de talentos.

Durante a manhã, está prevista a construção do símbolo do Interescolas Diocesano com peças de madeira e a apresentação de uma peça de teatro, pelo Colégio de Calvão. A mensagem aos alunos, pelo Bispo D. António Moiteiro, está prevista para as 10h30, seguindo-se uma caminhada pelas ruas da cidade, antes do almoço partilhado. À tarde, ocupam o palco os “Talentos de Albergaria”. O recinto da Quinta da Boa Vista/Torreão vai estar equipado com um conjunto de barraquinhas. onde as escolas vão mostrar os seus produtos. O lema do Interescolas Diocesano, “(A)Maria Sempre!”, é uma forma de celebrar o Centenário das Aparições de Fátima, que se assinala em 2017.

Cada Arciprestado apresenta-se com uma cor diferente, também com simbolismos distintos. Albergariaa-Velha surge de azul-escuro, simbolizando a água; Águeda vem de vermelho, simbolizando o barro; Anadia, de lilás, simbolizando o vinho; Aveiro, de amarelo, os ovos moles; Estarreja, de verde-escuro, o arroz; Ílhavo, de verde-claro, os campos; Murtosa, de azul claro, a Ria e o Mar; Oliveira do Bairro, de laranja, as laranjeiras; Sever do Vouga, de castanho/cinza, as rochas; e Vagos, de branco, simbolizando o leite.

Além de D. António Moiteiro, estarão presentes o Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-velha, António Loureiro, os diretores dos Agrupamentos do Concelho e do Colégio de Albergaria, e cerca de 350 professores, que acompanham os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário