quinta-feira, 11 de maio de 2017

Três arquitetos de Coimbra recebem prémio em Nova Iorque

Resultado de imagem para Três arquitetos de Coimbra recebem prémio em Nova Iorque
Três arquitetos do gabinete sediado em Coimbra Visioarq recebem hoje em Nova Iorque um prémio pelo projeto de extensão do Palácio da Igreja Velha, em Vila Nova de Famalicão, informou a empresa.
O projeto venceu o Prémio do Público da Architizer, plataforma ‘online’ de arquitetura que reúne trabalhos de mais de 40 mil empresas de arquitetura do mundo, na categoria “Detalhes+Arquitetura+Metal”, referiu a empresa de Coimbra, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.
Segundo a mesma nota, a intervenção em Famalicão consistiu na “ampliação de um palácio com elementos barrocos e neogóticos”, respeitando “o protagonismo” do espaço.
“O desafio era fazê-lo sem disrupção visual no conjunto histórico”, explicou Vicente Gouveia, um dos três arquitetos que assinou a obra, referindo que a resposta foi encontrada nos espigueiros, construção tradicional da região do Minho.
O desenho “nasceu de um olhar metálico para o espigueiro do século XXI, que parece levitar com a sua fina pele em aço sobre uma base de pedra e vidro”, afirmou o arquiteto, citado na nota de imprensa.
Segundo Vicente Gouveia, foi “a irreverência” do trabalho que “agradou a tantos votantes em todo o mundo”, num processo “construtivo original” que manteve a “harmonia cromática e volumétrica” do espaço.
O projeto venceu a votação ‘online’ do prémio Architizer, depois de ter sido selecionado para uma lista de finalistas por um painel de arquitetos que incluiu nomes como Denise Scott Brown, Bjarke Ingels e Tom Kunding.
Os projetos vencedores da Architizer serão publicados em livro, com a chancela da editora britânica Phaidon.

Fonte: Lusa
Foto: Igreja velha

Nenhum comentário:

Postar um comentário