quinta-feira, 22 de junho de 2017

Eu, Psicóloga:Saiba como analisar suas qualidades e defeitos.




Reconhecer quais os pontos em que você é bom e quais são aqueles em que precisa de ajuda fará com que você alcance um maior equilíbrio na vida pessoal e nas interações profissionais. Por ser difícil, inconveniente ou fazer com que as pessoas fiquem desconfortáveis, o autoconhecimento é uma ferramenta útil constantemente ignorada. Os pontos fortes de alguém podem não parecer úteis para outros, o que faz com que você fique em dúvida se as qualidades que possui são na verdade forças ou fraquezas.

Repense seus defeitos.

Pense neles como "áreas que precisam ser melhoradas". As pessoas normalmente sentem que poderiam se sair melhor em determinadas áreas da vida e isso faz com que utilizem termos negativos para descrever os pontos que precisam ser melhorados para que se sintam fortes e competentes. Não se foque nas "fraquezas", que passam uma impressão negativa, mas sim nas áreas que podem ser melhoradas. Isso o ajudará a se manter focado no futuro e no que pode fazer para melhorar.


Os defeitos podem ser concebidos como coisas que você deseja melhorar ou que não são relevantes aos seus desejos ou objetivos na vida. Reconheça que ambos os tipos de defeitos são aceitáveis, pois eles não são aspectos permanentes da vida, eles podem ser melhorados.

Identifique as áreas para crescimento em potencial.

Elas podem ter relação com qualquer coisa, desde habilidades profissionais até problemas com autocontrole alimentar. Você também pode referir-se à incapacidade de defender um gol ou resolver problemas rapidamente. Às vezes, esse crescimento surge decorrente dos aprendizados da vida. Em outras horas, ele surge quando você se esforça para superar a incapacidade que percebe em si mesmo.

Um defeito aparente pode indicar que uma atividade não é adequada para você e é necessário compreender isso. Se todos fossem bons em tudo, o mundo seria um lugar enfadonho.

Mantenha o foco nos pontos positivos. 

Muitas pessoas acreditam que se focar nas fraquezas é um desperdício de tempo e esforços. Tente cultivar seus pontos positivos a todo o momento, pois esse é um modo melhor de identificar seus defeitos. Os pontos fracos normalmente são compostos por áreas em que não há interesse ou desejo de se melhorar, portanto, foque-se nos pontos positivos. Reconheça suas qualidades – você provavelmente terá muitas delas –, mesmo em áreas em que se sente "fraco" e foque-se nos pontos em que acredita ser capaz de ser mais eficiente.

Monte uma lista de suas qualidades e defeitos.

Foque-se no que acredita serem seus pontos positivos e negativos. Leve em consideração as respostas que recebeu das pessoas por e-mail e as coisas que aprendeu sobre si mesmo com os outros exercícios para colocar no papel as áreas de sua vida que considera fortes e fracas. Foque-se no modo com o qual vê suas qualidades e seus defeitos com base na vida que leva hoje, seja ela profissional ou pessoal, em vez de se focar no passado ou nos desejos que tem.

Seja sincero consigo mesmo, afinal, ninguém o julgará de acordo com sua lista. Em um papel, crie duas colunas identificadas por "Qualidades" e "Defeitos" e vá preenchendo-as conforme pensa em exemplos.

Compare as listas. 

Elas o surpreenderam? Você se considerava forte em uma área, mas a lista indica o contrário? Essas situações ocorrem quando você repete algo para si mesmo, mas uma situação difícil mostra sua verdadeira personalidade.

Você encontrou alguma incompatibilidade entre o que deseja e as qualidades que acredita possuir? Isso normalmente ocorre quando você tenta viver a vida com base no que esperam de você ou no que acredita ser o certo, mas seus desejos e ações dizem o contrário.

Analise as surpresas e as incompatibilidades.

 Consulte todas as listas que criou e veja quais itens não combinam para analisar o motivo pelo qual algumas das qualidades e dos defeitos que acreditava possuir são diferentes. É possível que você acredite gostar ou ser motivado por algumas coisas, mas isso não ser verdade? Monte essas listas para ter uma ideia melhor de quem é.

Mantenha o foco nas áreas que não batem e tente identificar o porquê disso. Por exemplo, uma pessoa pode escrever que deseja ser cantora, mas que é muito boa em ciências. Essas duas áreas são bastante distintas, portanto, identifique o que realmente o motiva no longo prazo.

Peça a opinião de familiares e amigos. 

As pessoas próximas podem realizar comentários construtivos que solidificarão suas observações ou destruirão algumas ilusões. É importante não entrar na defensiva ou levar tudo para o lado pessoal ao ouvir que você poderia melhorar em determinada área. Incorporar as críticas construtivas na vida diária é uma qualidade que você pode desenvolver.

Pense no que encontrou. 

Após analisar suas qualidades e seus defeitos, passe um bom tempo refletindo sobre como se sente em relação a isso. Você precisa ou deseja trabalhar em algum dos defeitos que encontrou? Pense bem sobre o que é necessário para isso.

Matricule-se em um curso ou encontre atividades que o ajudarão. Por exemplo, se você acha que passará mal quando algo súbito ocorrer, pratique alguma atividade em que o inesperado é comum. Você pode juntar-se a um grupo de teatro ou frequentar um bar com karaokê, por exemplo.

Considere a terapia ou outros modos de conversar sobre suas preocupações e medos. Caso fazer um curso não o ajude ou a ansiedade o impeça de seguir em frente, procure um terapeuta.


Debora Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário