quinta-feira, 22 de junho de 2017

Tiro recorde de "sniper" canadiano mata elemento do Daesh

Tiro recorde de sniper canadiano mata elemento do Daesh
Um "sniper" das forças especiais do Canadá, a operar no Iraque, abateu um combatente do autoproclamado Estado Islâmico com um disparo recorde de precisamente 3,540 metros de distância.

O atirador das forças especiais do Canadá no Iraque pulverizou, assim, o recorde mundial do maior tiro confirmado na história militar.

As Forças Armadas do Canadá confirmaram esta quinta-feira que um membro da Joint Task Force 2 efetuou um tiro recorde, matando um combatente do autoproclamado Estado islâmico durante uma operação no Iraque no último mês.

O atirador canadiano usou um espingarda especial, McMillan TAC-50. O tiro foi efetuado de uma zona elevada. A bala demorou cerca de 10 segundos a atingir o alvo. De acordo com fonte militar, o atirador teve que ter em conta os ventos na zona e até a curvatura da terra.

Segundo o jornal canadiano The Globe and Mail, este disparo certeiro foi verificado e confirmado por uma fonte independente que utilizou uma vídeo-camera e dados informáticos.

O anterior recorde mundial pertencia ao atirador britânico Craig Harrison, que matou um talibã com uma espingarda 338 Lapua Magnum, a 2.475 metros, em 2009.

As forças especiais do Canadá, denominadas Joint Task Force 2, são especialistas em contraterrorismo, operações de atirador e resgate de reféns. Muitas das informações sobre esta organização de elite são consideradas classificadas, Top Secret, e não comentadas pelo Governo.

Para se ter uma ideia da distância do tiro, os tais 3,540 metros, o sniper tinha que estar na zona do Campo Pequeno e o alvo na baixa de Lisboa, já próximo do Terreiro do Paço.

Fonte: RTP

Nenhum comentário:

Postar um comentário