segunda-feira, 17 de julho de 2017

360º - A entrevista de vida imperdível a Sobrinho Simões, as portas giratórias do caso EDP e tudo sobre a 7ª temporada da Guerra dos Tronos

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... mais de 7 milhões de venezuelanos votaram contra Maduro. O plebiscito ao governo para travar a reforma da Constituição teve uma votação massiva, que acabou com pelo menos um mulher morta às mãos dos grupos paramilitares


Aconteceu outra vez. Um mês depois de Pedrógão Grande, o SIRESP voltou a falhar em Alijó (Vila Real), onde ontem um incêndio obrigou a evacuar aldeias com crianças e idosos e fez cair um helicóptero. Em Mangualde, o fogo também levou a evacuações. Vale a pena por isso voltar ao Explicador sobre o sistema de comunicações das forças de segurança: afinal o que é o SIRESP e porque falha tanto?

Marques Mendes, no seu comentário na SIC, deixou por isso duras críticas à ministra (não remodelável) da Administração Interna. Mas acusou também Costa de ter "tiques socráticos" e da oposição estar fraca.

O Governo vai abandonar o projeto-lei do PS sobre alojamento local (já criticado por Fernando Medina e Rui Moreira)Costa opõe-se frontalmente à ideia dos condomínios terem poder de veto e mandou a nova secretária de Estado começar de novo, escreve o Público

No caso da morte nos Comandos, as famílias das vítimas exigem 650 mil euros de indemnização ao Estado.

Duas mortes no cinema: a do actor Martin Landau; e a do realizador George A. Romero.

Outra informação importante 

São verdadeiras "portas giratórias" entre o sector público e privado aquelas por onde passaram os protagonistas do caso EDP. O Luís Rosa mergulhou nainvestigação a nove dos suspeitos do processo e conta como as suas  ligações se cruzam no mercado da energia

Foi a polémica do fim de semana. Gentil Martins deu uma entrevista ao Expresso onde considerou a homossexualidade uma "anomalia" e criticou Ronaldo (e a mãe) por ter filhos de barrigas de aluguer. O médicoteve de se explicar (e pedir desculpa a CR7 e a D. Dolores), mantendo contudo as declarações sobre os homossexuais. A Ordem abriu um inquérito e viu o bloquista João Semedo falar emdualidade de critérios.

Sócrates aproveitou os microfones para voltar a atacar o Ministério Público. Não só criticou as notícias de mais um possível adiamento da acusação na Operação Marquês para depois do verão, como negou o testemunho de José Maria Ricciardi sobre Manuel Pinho e a EDP e acabou a arrasar o caso das viagens ao Euro pagas pela Galp. O ex-primeiro-ministro, cujo governo aprovou a lei do recebimento indevido de vantagem, acha que são "suspeições estapafúrdias" e que os secretários de Estado que se demitiram só deviam ser acusados de "excesso de patriotismo"

O caso Galp continua aliás a dividir opiniões. Fernando Medina confessou em entrevista ao DN e à TSF que não aceitou o convite para ir ver jogos do Euro a convite da petrolífera. ao explicar porquê, condenou quem o fez. Já Carlos César está no polo oposto: considerou a investigação "um mistério" e foi acusado pelo PSD e CDS de ignorar o princípio de separação de poderes.

O outro tema que se prolongou pelo fim de semana foi o da compra da TVI pela Altice, a empresa que Costa criticou duramente no debate do Estado da Nação. PassosAssunção Cristas atacaram o primeiro-ministro, Jerónimo eCatarina Martins disseram estar a seguir o negócio (privado, sublinhe-se) com preocupação. Eis as seis perguntas para perceber se o negócio Altice vai mesmo ser uma guerra e o perfil de Armando Pereira, o português dono da empresa que começou como feirante, canalizador e servente.


No ténis, Roger Federer fez história. Somou o seu 8º título de Wimbledon, chorou ao ver os filhos e confirmou que velhos são os trapos. Aliás, os velhos são mesmo os novos campeões da moda. (na final feminina de Londres houve uma vitória surpresa de Garbiñe Muguruza).


Os nossos especiais

Sobrinho Simões é um dos maiores patologistas mundiais e um dos grandes investigadores do cancro.Numa imperdível entrevista de vida à Marlene Carriço, o médico que nunca viu doentes confessa o seu egoísmo, a falta de jeito para se vestir, conduzir ou usar telemóvel e o terror que tem da doença que mais estuda: o cancro. Por isso mentiu ao pai. "Percebi que o meu pai ia morrer. Ele não porque o aldrabei". 
Foi uma entrevista histórica a que Maria Filomena Mónica fez a Américo Amorim para o livro "Os Grandes Patrões da Indústria Portuguesa" de 1989. No dia do seu funeral, republicámos a conversa intemporal na fábrica de Mozelos onde Amorim falou dos primeiros negócios, dos comunistas, do snobismo e da herança

A nossa opinião

  • Alexandre Homem Cristo escreve sobre o caso Gentil Martins em "Anomalias Democráticas": "Gentil Martins, médico, não pode falar como cidadão e dar a sua opinião. Mas Ferro Rodrigues, presidente da AR, pode ter “posições pessoais” com críticas ao Ministério Público. Algo não bate certo".
  • Helena Matos também escreve sobre Gentil Martins em "O que será feito da deputada cigana?": "Em meados de Junho no tempo em que tudo corria bem rebentou a crise da deputada cigana. Depois aconteceram Pedrogão e Tancos e o caso da deputada cigana foi encerrado. Agora é a vez de Gentil Martins".
     
  • João Marques de Almeida escreve sobre o fim do "namoro entre Marcelo e Costa": "“2017” não é, claramente, “2016” O estado de graça de Costa acabou-se. Regressado das férias, cometeu um erro enorme: para relativizar o roubo das armas de Tancos, traiu o Presidente da República".
     
  • Alberto Gonçalves escreve sobre rir ser "o único remédio": "Embora sem descurar a habitual concentração de intrujices, descaramento e prepotência, existem sinais nítidos de que o PS decidiu deixar-se de meias medidas e começar a gozar abertamente com o pagode".
     
  • Seis especialistas deixam "Dez propostas para Portugal não arder": "Umas mais restritas e de custo limitado, outras que exigem alterações profundas ao modo como o país está organizado".
     
  • João Carlos Espada escreve sobre livros para as férias: "A nossa vida cultural e espiritual será — está a ser — drasticamente empobrecida. E não é seguro que a democracia consiga sobreviver à ditadura do capricho sem entrave".
Notícias surpreendentes
Estreou ontem nos EUA a 7ª temporada da Guerra dos Tronos, que chega esta noite a Portugal.
Se ficou com água na boca... sugiro-lhe um moscatel. Ou melhor, a Ana Cristina Marques leva-o a cinco quintas onde pode provar o famoso vinho de Setúbal.

Existem há dois anos e têm muito estilo. Afinal, quem são e o que vestem os Portuguese Dandys?

Já imaginou o lixo que faz durante sete dias? O fotógrafo norte-americano Gregg Segal quis mostrá-lo e convidou 21 famílias. O resultado, em fotos, é chocante.

Penso que já tem informação suficiente para começar a semana (e bons textos para ler). Mas vá passando pelo Observador para se manter a par de toda a atualidade (e das histórias que valem a pena)

Boa segunda-feira, feliz e produtiva
 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário