quarta-feira, 19 de julho de 2017

ANPC Rejeita Que Esteja a Impor a Lei da Rolha

A medida, anunciada esta quarta-feira, suscitou várias críticas de que o Governo está a impor a “lei da rolha” aos bombeiros. Passos Coelho, líder do PSD, foi uma das vozes que o afirmou.
Mas a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) rejeita a alegação e justifica a decisão com a necessidade de “focar” os comandantes das operações “no essencial, que é dar resposta às emergências“.
A ANPC vai, a partir de agora, fazer dois “briefings” diários sobre os incêndios no país, às 09h00 e às 19h00, incluindo aos fins-de-semana, na sua sede em Carnaxide, Lisboa.
“Às terças-feiras, pelas 12h00, a seguir ao briefing do Centro de Coordenação Operacional Nacional (CCON), o Comandante Operacional Nacional, Rui Esteves, fará um ponto de situação mais alargado relativo à situação do país, aos dados relativos à semana anterior e às expectativas para a semana seguinte”, anunciou ainda a ANPC.
De acordo com o mesmo texto divulgado pela agência Lusa, fora destes horários, os jornalistas podem acompanhar a informação sobre “os incêndios rurais em www.prociv.pt, através de contacto com o Oficial de Operações e Emergências (OFOPE) do Comando Nacional de Operações de Socorro ou com a assessoria de imprensa da ANPC”.

“Procedimento de excepção para situação de excepção”

Deste modo, fica claro que os comandantes das operações não vão fornecer informações aos jornalistas, mas a ANPC rejeita a ideia da “lei da rolha”.
“Rejeitamos liminarmente qualquer associação deste processo a uma qualquer lei da rolha”, aponta a adjunta nacional de Operações Patrícia Gaspar, explicando que o que está em curso “é um procedimento de excepção para uma situação de excepção”.
“Estão a ocorrer simultaneamente ocorrências elevadas que implicam recursos elevadíssimos e por isso é fundamental que os comandos se possam focar no essencial: que é dar resposta às emergências”, salienta ainda.
Não foi emitida qualquer proibição. Estamos apenas a concentrar tudo em Carnaxide para facilitar e garantir a conduta operacional dos comandos”, acrescenta a responsável.
Fonte: ZAP
Idem: BPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário