quarta-feira, 19 de julho de 2017

Orçamento Participativo 2017 vai comtemplar seis projetos

O Município de Albergaria-a-Velha vai concretizar os seis projetos mais votados no Orçamento Participativo (OP) 2017, mais três do que na primeira edição de 2015/2016. O aumento do número de projetos contemplados deve-se não só ao reforço do montante disponível para o OP – mais 20 mil euros do que na anterior edição, num total de 120 mil euros – mas também ao valor inferior de cada um dos projetos, o que permite abranger mais iniciativas apresentadas pelos munícipes.

  Durante o mês de junho, foram disponibilizados na plataforma digital op.cm-albergaria.pt 20 projetos para votação que abrangeram todo o território concelhio. O projeto mais votado foi o “EsterelizAnimal”, uma iniciativa que visa esterilizar cerca de 100 gatos e cães que se encontram abandonados, contribuindo para o controlo do número de animais na rua. Os outros projetos englobam a valorização turística e educativa da Pateira de Frossos, a criação de uma rede de transportes urbanos no Concelho (ALBUS), o desenvolvimento de laboratórios de aprendizagem móveis para as crianças do Pré-escolar e do 1.º Ciclo, a criação de um circuito de manutenção na Zona Industrial de Albergaria-a-Velha e a disponibilização de uma parede de Arte Urbana.

Quatro dos projetos selecionados são transversais a todo o Concelho, havendo um que contempla a freguesia de São de Loure e Frossos (valorização turística e educativa da Pateira de Frossos) e o outro a freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior (circuito de manutenção na Zona Industrial). A apresentação pública dos projetos vencedores terá lugar no dia 24 de julho, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha.

  António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, explica que “o Orçamento Participativo veio aproximar a gestão autárquica dos munícipes, assegurando o envolvimento dos particulares na defesa dos seus interesses e reforçando o papel dos cidadãos na construção de uma sociedade civil mais forte.”

Na segunda edição do Orçamento Participativo foram submetidas 43 propostas, quer através da plataforma digital, quer através das Assembleias Participativas realizadas nas atuais e antigas sedes das juntas de freguesia. Após a análise técnica dos serviços camarários, foram selecionados 20 projetos para votação, sendo contemplados os seis projetos mais votados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário