quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Eu, Psicóloga: Por que repetimos os mesmos erros?


Neste texto, gostaria de mostrar como a minha experiência como psicóloga clínica me mostrou que a repetição de erros é muito presente na vida das pessoas. Mas antes disso, é preciso falar brevemente sobre o que significa o inconsciente. Para a Psicanálise, existe uma parte de nós mesmos que não temos domínio e nem controle: o inconsciente. Nosso inconsciente começa a se formar desde o nosso nascimento, e durante a nossa vida, diversos conteúdos vão se tornando inconscientes, ou seja, inacessíveis para nós mesmos. 

Mas como que essas “coisas” que estão no inconsciente se fazem presente nas nossas vidas? Através dos nossos sonhos, através dos nossos atos falhos (errar o nome de alguém, trocar palavras, esquecer o que ia dizer), através dos chistes (falar verdades brincando), ou dos sintomas. A repetição de erros está ligada ao sintoma. 

Darei um exemplo para que isso possa ficar um pouco mais claro. Uma paciente procura um psicólogo dizendo que saiu da casa dos seus pais muito cedo para casar com seu namorado da adolescência. Conta que optou por casar cedo porque seu pai era violento e lhe tratava muito mal. Depois de poucos meses de casamento, seu marido passa, também, a ser violento e lhe tratar mal. Suporta, mesmo assim, esse casamento, por alguns anos. Após isso, deixa o marido e casa com outro homem. Pouco tempo depois, o segundo marido também a violenta. Ela procura ajuda porque diz que tem “carma”, já que sempre se relaciona com homens violentos. Nesse caso, o sintoma é o que a paciente nomeia como “carma” de relacionar-se com homens violentos. 

Por mais que violência seja injustificável, podemos perceber que as escolhas na vida dessa pessoa estão marcadas por uma forte repetição: homens violentos. Os motivos que a levam a fazer essas escolhas que lhe fazem mal são inconscientes, ou seja, ela não sabe porque faz isso, portanto justifica como um “carma”. Isso acontece em diferentes situações: tendemos a repetir antigos erros, e isso acaba se tornando um sintoma, ou seja, uma dificuldade na nossa vida. 

E como a psicoterapia pode ajudar? A psicoterapia pode ajudar nessas situações, uma vez que o psicólogo irá auxiliar o paciente a perceber suas repetições, suas escolhas marcadas pelos mesmos erros, e, assim, o sujeito poderá reconhecer qual a sua responsabilidade nas suas próprias escolhas. Perceber que temos responsabilidade nas dificuldades que enfrentamos, é o primeiro passo para a mudança. 


Rita Dambros Hentz
Psicóloga Clínica

Nenhum comentário:

Postar um comentário