quinta-feira, 28 de setembro de 2017

360º- A morte do sr. Playboy; o pesadelo do Benfica (e memórias de outros); e como os adeptos catalães defenderam o referendo no Sporting-Barcelona

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... morreu o sr. Playboy. Hugh Hefner, o homem que a partir de 600 dólares criou um império de muitos, muitos milhões, foi encontrado morto aos 91 anos na sua mansão, a mansão das coelhinhas. O fundador da revista erótica mais conhecida do mundo tinha uma vasta influência na sociedade americana. Pode ver aqui a capa da Playboy do mês e ano em que nasceu, as capas mais eróticas da revista masculina e uma recriação por ex-playmates

Mais 9 831 alunos entraram na Universidade na segunda fase de colocações. A lista, para quem ainda não viu,está aqui. O número de colocados subiu 2,6% nesta fase e 2,9% no total em relação ao ano passado. Houve três cursos em que se entrou com mais de 19. Mas, mesmo assim, ainda há quase 40 cursos sem alunos.

Da noite de futebol vem o pesadelo do Benfica em Basileia: um jogo daqueles mesmo para esquecer, 0-5!. Como aconteceu? AssimHá mesmo uma crise pela Luz, garante o Tiago Palma  na crónica, ainda que Rui Vitória o negue. Ora leia o que disse o treinador e as outras reações ao pesado resultado, vejaos golos do descontentamento vermelho e como na Internet se aproveitou para brincar.

Foi a pior derrota do Benfica na Liga dos Campeões nos últimos 54 anos, quando a equipa de Eusébio se tornou a primeira a levar 'chapa cinco' na prova. E foi um resultado daqueles raros, já que a última vez que os benfiquistas tinham sofrido cinco golos foi em 2010, frente ao FC Porto. Mas o Benfica não é o único clube português a perder por uma 'manita': a portistas e sportinguistas até já lhes aconteceu mais vezes.

Por falar em Sporting, o jogo com o Barcelona de Messi quase passou para segundo plano perante o que passou em BasileiaCoates fez o autogolo que derrotou os leões: foi um tiro no pé depois de ter ganho muitas Battaglias, escreve o Bruno Roseiro. Messi teve o seu momento de glória na casa de Ronaldo, mas tudo acabou centrado no presidente: Bruno de Carvalho revelou que denúncias anónimas já levaram a polícia a sua casa três vezes num mês.

Dos jornais da manhã, destaque para o pedido do Governo à União Europeia para investigar o preço dos combustíveis em Portugal e saber se há concertação das petrolíferas (notícia do Dinheiro Vivo no DN e JN).

Nota também para o processo instaurado ao Inspector-Geral do trabalho que divulgou dados privados de uma funcionária (no Público) e para a conclusão de investigação a José Sócrates, que deixará ficar de fora o nível de vida e a acusação de atentado ao estado de direito, segundo o CM.

Autárquicas

Aí está mais um passo de Rui Rio rumo ao PSD: depois de o Observador ter noticiado que o ex-autarca do Porto já tinha feito os contactos para avançar para a disputa da liderança, Rio expressou aquilo que pensa: disse que o partido está "numa situação muito difícil" nestas eleições durante uma conferência em Águeda. No entanto, ao DN, ainda não admite avançar: "Tudo devia ter o seu tempo". No afiar de facas sociais-democratas para o pós-eleições entrou também Morais Sarmento, dizendo que"Passos será julgado" pela "casa que entrega".
Outra informação importante
"É um tormento governar nas atuais circunstâncias". A confissão do secretário de Estado da Saúde revela bem o momento que se vive na relação do Governo com o sector, que tem greves marcadas de médicos, enfermeiros e técnicos de diagnóstico. Mas não é a única classe com queixas: ontem, além dos enfermeiros, os professores também fizeram uma 'espera' a António Costa na Maia.

É uma lista que convém ter à mão se estava a pensar viajar ou já tinha marcado vooa Ryanair cancelou mais 400 mil reservas até março do próximo ano.

No caso que mais marca as tensas relações entre Portugal e Angola, soube-se ontem que o julgamento de Manuel Vicente vai mesmo avançarjá estão 54 sessões marcadas entre 22 de janeiro e maio de 2018. Mas o juiz ainda tem que tomar uma decisão importante.

Wolfgang Schäuble, o ministro das Finanças estrangeiro que mais tem falado de Portugal, quer sair do cargo para liderar o parlamento alemão. Para memória futura ficam sete das suas frases mais polémicas sobre a austeridade (ou falta dela) no nosso país.


Ainda dos Estados Unidos vem a noticia de que Otto Warmbier, o estudante que esteve preso ano e meio na Coreia do Norte e morreu poucos dias depois de chegar a casa, terá morrido por “falta de oxigénio e de sangue no cérebro”.


Última nota apenas para lhe lembrar que hoje há outra vez futebol, com Sp. Braga e V. Guimarães na Liga Europa

Os nossos especiais
Lá fora, os jornais espanhóis (El PaísEl Mundo ou El Espanõl) têm todos em manchete notícias sobre o referendo da Catalunha marcado para domingo. O João de Almeida Dias aproveitou o Sporting-Barcelona para ouvir o que dizem os adeptos catalães: houve bola nos pés de Messi e cartazes nas paredes a dizer "votamos para ser livres", escreve ele.

A nossa opinião

  • Helena Garrido faz 12 apelos para estas autárquicas: "A caminho das eleições autárquicas aqui fica uma agenda de prioridades. O poder local anda um pouco perdido. Hoje precisamos de qualidade de serviços. O tempo das obras de betão ou cimento é passado".
Notícias surpreendentes
Quer saber coisas de boa música? Deixo-lhe duas sugestões: primeiro fado e o novo álbum de Aldina Duarte, que conta o que fazer Quando se Ama Loucamente em entrevista ao Pedro Esteves; depois o documentário sobre a vida de Elis, a mítica Elis Regina, cuja música o Luís Freitas Branco aproveita para recordar.

Passamos para moda, primeiro com uma preocupação: 
o aviso da DECO de que há 14 batons hidratantes perigosos no mercado. Depois para lhe dizer que o cabelo curto pode ficar muito sensual. Há ainda a destacar que foi uma portuguesa a brilhar no desfile da Saint Laurent em Paris, onde a marca estrela vai ser o regresso da Lacoste. E por último, para lhe mostrar as 111 peças de roupa que mudaram o mundo nos últimos 100 anos, segundo uma exposição do MoMa.

Madonna continua a falar sem parar de Lisboa. Agora foi no programa de Jimmy Fallon, onde até levou uma relíquia da cidade

E hoje há estreias no cinema: Eurico de barros destaca othriller "Good Time" que liberta de vez o ex-Twilight Robert Patinsson da imagem de galã romântico (vale quatro estrelas). mas dá-lhe também outras opções.

Já tem opções, sugestões e o resumo das notícias da manhã para poder começar o dia bem informado e planear o que quer fazer. Para o resto da atualidade e mais ideias, é só passar pelo Observador 

Boa quinta-feira, feliz e produtiva
a9932316-dfb0-4f1b-86c6-23f175ba1607.png
AUTÁRQUICAS 2017
O seu presidente de câmara fez alguma promessa que não cumpriu? Preencha o formulário para os jornalistas do Observador investigarem.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário