quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Poderão ocorrer cheias urbanas na Beira, Matola e em Maputo durante época chuvosa 2017/2018

Nove bairros do município da Beira, oito bairros do município da Matola e onze bairros no município poderão registar cheias durante a época chuvosa 2017/ 2018 que deverá iniciar em Outubro, alertam especialistas do Fórum Nacional de Antevisão Climática em Moçambique.

Esta previsão inédita no nosso país resulta do trabalho de especialistas nacionais que considerando a topografia, os sistemas de saneamento e a alta densidade populacional do município da Beira prevêem que os bairros de Ndunda, Manga Mascarrenha, Vaz, Munhava, Macurrungo, Chipangara, Chaimite (Praia Nova) e Maraza correm um risco “alto” de ocorrência de cheias entre os meses de Outubro de 2017 e Março de 2018.

Ainda na capital de Sofala os bairros dos Pioneiros, Matacuane, Mananga, Chota, Muhave e Esturro correm um risco “moderado a alto” de cheias.

Usando a mesma metodologia os especialistas do Fórum Nacional de Antevisão Climática anteveem risco alto de ocorrência de cheias, em resultado de chuvas fortes e concentrada na próxima época, nos bairros da Matola A, Matola J, Matola H, Matola D, Matola F, Fomento, Liberdade e Luís Cabral, todos no município da Matola.

No mesmo município há risco “moderado a alto” de ocorrência de cheias nos bairros 25 de Junho A, Acordos de Lusaka, Machava A, Matola Gare, Ndlavela, Patricio Lumumba.

“50 milímetros de precipitação(em 24 horas) serão suficientes para danificar os bairros”

Já na capital do país os bairros com “alto” risco de cheias são Chamanculo C, Chamanculo B, Xipamanine, Aeroporto A, Aeroporto B, Munhuana, Mafalala, Urbanizacao, Costa do Sol, Mutanhana e Nkobe.

No entanto o especialistas alerta para a possibilidade moderado a alto de cheias no bairros de São Damanso, Singatela, Trevo, Tsalala, Unidade D, Vale de Infulene tendo em conta a chuva que deve cair pouca mas com elevada intensidade.

Agostinho Vilanculos, da Direcção Nacional dos Recursos Hídricos(DNRH), que apresentou estes cenários na semana passada, constatou que os bairros da Coop e Sommershield são os resiliêntes às chuvas na cidade de Maputo, “talvez as pessoas com menos posses de ligar com o fenómeno devessem viver nesses bairros”, sugeriu.

“50 milímetros de precipitação(em 24 horas) serão suficientes para danificar os bairros identificados em alto risco, pois a chuva aliada a elevada densidade populacional nesses bairros, o lençol freático está muito”, precisou Agostinho Vilanculos ao @Verdade alertando para “se a precipitação chegar aos 100 milímetros(em 24 horas) será para desabarem”.

O especialista acrescentou que o Fórum tentou fazer a mesma avaliação para o município de Quelimane “mas não conseguimos esses dados. Nampula não corre esse risco(de cheia) mas Nacala, Maxixe e Pemba e já tem o problema de erosão dos solos, não de cheias”.

Fonte: Jornal A Verdade. Moçambique

Nenhum comentário:

Postar um comentário