segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Exercício nacional realiza-se às 10h13 “A Terra Treme” na sexta-feira


A Escola Secundária José Loureiro Botas, sede do Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria, foi o local escolhido pelo Comando Operacional Distrital de Proteção Civil para representar o distrito de Leiria na realização do exercício nacional “A Terra Treme”, no dia 13 de outubro (Dia Internacional para a Redução de Catástrofes), às 10h13. 

Esta iniciativa é promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e, no distrito de Leiria, conta com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande, Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, Guarda Nacional Republicana e Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria e do Bombarral.

Tem a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR. Procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.
 
Após a realização do simulacro é aberta a exposição com desenhos dos alunos da escola sobre esta temática. Segue-se uma pequena demonstração de busca e resgate  levada a cabo pelos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria e pelo Grupo de Proteção e Socorro da Escola José Loureiro Botas.

A ação conta ainda com a exposição e demonstração de veículos dos bombeiros, demonstração dos efeitos de um sismo através de uma plataforma vibratória cedida pelos Bombeiros do Bombarral e finaliza com uma palestra para os alunos do ensino secundário sobre o que fazer antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário