terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Concerto de Rodrigo Leão marca comemorações dos 182 anos da Fundação do Concelho e dos 900 anos de Albergaria-a-Velha

Rodrigo Leão, um dos artistas portugueses mais respeitados além-fronteiras, sobe ao palco do Cineteatro Alba no próximo sábado, 18 de fevereiro, pelas 21h30. O concerto integra as comemorações dos 182 anos da Fundação do Concelho e dos 900 anos de Albergaria-aVelha. Os bilhetes estão à venda a partir de dez euros.

  O músico e compositor Rodrigo Leão conhece o sucesso dentro e fora de portas. Começou a sua carreira na década de 1980 no grupo Sétima Legião, tendo depois integrado os Madredeus, que conquistaram audiências por todo o planeta. Em 1992 enveredou por uma carreira a solo e editou “Ave Mundi Luminar”. O sucesso do disco levou o nome do músico a importantes mercados internacionais, tendo os trabalhos discográficos seguintes consolidado o reconhecimento além-fronteiras. O realizador espanhol, Pedro Almodóvar, descreveu o artista português como “um dos mais inspirados compositores do mundo”. Ao longo do seu percurso musical, que inclui 17 discos editados, já colaborou com diferentes artistas, como Beth Gibbons, dos Portishead, Adriana Calcanhoto, Ryuichi Sakamoto e Neil Hannon, dos The Divine Comedy.

Em 2007 Rodrigo Leão aventurou-se na composição de músicas para séries de televisão com “Portugal – Um Retrato Social”, de António Barreto, seguindo-se, em 2011, a participação em “Equador”, uma das maiores produções de ficção portuguesas de sempre. Dois anos mais tarde, fez a passagem para o cinema, compondo a banda sonora para a longa-metragem “A Gaiola Dourada”, de Ruben Alves, e para a produção de Hollywood “ O Mordomo”, obra do realizador Lee Daniels, que obteve uma nomeação para os Óscares. Rodrigo Leão também compôs a música para o filme angolano “Njinga Rainha de Angola”, de Sérgio Graciano.

 Entre as diversas distinções que tem recebido ao longo dos anos incluem-se dois Globos de Ouro (2004 e 2008), o Prémio Sociedade Portuguesa de Autores para melhor álbum – “A Vida Secreta das Máquinas” (2015) e o Prémio da American Society of Composers, Authors and Publishers, pela banda sonora de “O Mordomo” (2014). Rodrigo Leão foi ainda distinguido com a Medalha de Mérito da Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, em 2014.

Os bilhetes para o concerto têm o preço de 12 euros, sendo de 10 euros para os portadores Cartão Amigo, Cartão Sénior Municipal, Cartão Municipal de Voluntário e Jovens SUB 23. Há descontos para grupos e serviço de babysitting gratuito.

_______________________________

Onde Posso doar sangue em Aveiro em  2017


Nenhum comentário:

Postar um comentário