terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

360º - O "interesse e estabilidade" do País impediram Centeno de cair; e 6 respostas decodificadas para perceber se o ministro foi mesmo esclarecedor

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...

Hoje é dia de outro encontro importante: Trump recebe primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.

Para além da polémica da CGD, há uma tensão cada vez mais visível entre Marcelo e o PSD. Na newsletter do partido, Marques Guedes deixou um aviso, pedindo ao Presidente "que se cuide" e desconfie das boas notícias do Governo (como Cavaco confessou fazer em relação a Sócrates). Mas Marcelo já tinha lembrado que percebe os críticos, mas que não preside a um partido.

Um problema bem diferente, mas também envolvendo a Caixa. O banco público é suspeito de ter ajudado a "silenciar" um caso de falsificação de contas que envolve a Câmara Municipal de Paços de Ferreira e uma empresa municipal, noticia o JN.

Um incêndio num armazém com enxofre Setúbal obrigou os moradores de duas localidades a ficar em casa e a fechar escolas devido ao fumo tóxico. Há dois bombeiros feridos.

Daqui a pouco vão saber-se os números finais do PIB e do crescimento da economia em 2016. Fique atento ao Observador.




Outra informação relevante
Marcelo aceitou o voto de confiança de António Costa em Mário Centeno em nome do País. O Presidente acolheu a posição do primeiro-ministro, "atendendo ao estrito interesse nacional, em termos de estabilidade financeira”, fez questão de explicar ao fim da noite no site da Presidência. E foi por isso que o ministro não caiu.

Mário Centeno tinha ido explicar-se a Marcelo à hora de almoço que o terá obrigado a dar explicações ao paísAdmitindo a hipótese de ter existido um "erro de perceção mútuo" entre ele e António Domingues sobre o regime de exceção aos gestores públicos, Centeno garantiu que não pediu a demissão, mas disse ao primeiro-ministro que o seu lugar estava sempre à disposição. Antes tinha ouvido Costa defendê-lo e o PSD exigir mais dados.


Outros temas:

Um assalto a meio da manhã num centro comercial no centro de Lisboa? Sim, foi possível. A Tânia Pereirinha (bem vinda ao Observador) foi às Amoreiras e ouviu os testemunhos de quem viu os três assaltantes, com uma marreta enorme e uma arma, roubar uma ourivesaria e fugir de mota, com relógios e jóias. O shopping nunca fechou. Os ladrões continuam a monte.

As notas dos dois julgamentos do dia de ontem:


Hoje volta o futebol da Liga dos Campeões. E volta também o nosso quadro de probabilidades para perceber quem tem mais hipóteses de passar a eliminatória. O Benfica joga esta noite na Luz com o Dortmund. O FC Porto defronta amanhã em Itália a Juventus.

Não é só por cá que a banca está envolvida em polémicaEm Espanha a investigação à venda do banco Bankia levantou várias suspeitas, nas quais está envolvido o ex-governador do Banco Central espanhol. Três altos quadros do banco demitiram-se.

Da Europa vieram boas e más notícias. A Comissão Europeia disse que o perdão fiscal (ou o nome que o Governo lhe deu) foi essencial para cumprir o défice. Sem medidas extraordinárias ficaria nos 2,6%, acima da meta do orçamento e do acordo com a UE. Bruxelas também acha que a economia nacional vai crescer mais que o previsto, mas alerta para os perigos que a banca representa. Quanto aos riscos externos, a maior ameaça vem de... Trump.

Já da UTAO, só maus númerosa dívida pública subiu para 130,2% do PIB em 2016.




A nossa opinião




Os nossos Especiais
Malaca Casteleiro é o 'pai' do atual Novo Acordo Ortográfico. E nem quer ouvir falar de alterações. Em entrevista à Rita Cipriano diz frases tão definitivas como: "Não tem pés nem cabeça" ou "voltar atrás seria um atentado ao bom senso".



Notícias surpreendentes

Na noite dos óscares da música, houve um inédito Grammy português. O Tiago Pereira entrevistou André Allen Anjos. Foram menos de dez minutos de conversa para o músico contar o que sentiu no momento da consagração: "Ver a Lady Gaga de um lado e o James Hetfield do outro é especial". Mas ele de pouco se lembra, tal a emoção.

Se é dos que gosta de andar de bicicleta quando viaja, tenha cuidadoHá pelo menos 14 cidades em que fazer exercício ao ar livre tem mais riscos para a saúde do que não fazer nada, devido ao ar altamente poluído. A maioria fica na China, Índia e Arábia Saudita.

Outra sugestão caso ande em viagem, mas pela Europa. Há moedas de 2 euros que podem valer 1.800. Tratam-se de dez emissões nacionais exclusivas e limitadas que podem andar no seu bolso ou estar no mealheiro lá de casa e são pequenos tesouros. Ora vá conferir.

É uma boa notícia para os apreciadores do género. A nudez está de volta às capas da Playboy, depois de um curto período de ausência (anunciado como definitivo). A revista pretende assim recuperar a sua identidade e verdadeira natureza, diz o filho do mítico Hugh Hefner. Para recordar, estas são 63 das capas mais eróticas da publicação masculina.

Para terminar, deixo-o com as mais belas imagens de 2016São as 126 fotos premiadas do World Press Photo, com o prémio maior (contestado pelo presidente do júri) a ir para a fotografia que captou o grito de Mevlüt Mert Altintas depois de matar o embaixador russo na Turquia. Peço desculpa, mas a minha escolha pessoal vai para este outro instante cru captado em Mossul.

Hoje em que os ecos da polémica Centeno/Caixa Geral de Depósitos seguramente se vão continuar a ouvir, sabe que encontra no Observador toda a informação sempre atualizada. Passe por cá

Boa terça, produtiva e muito feliz
e um grande Dia dos Namorados  

fique com este guia completo para solteiros e apaixonados neste S. Valentim: são 16 artigos com sugestões de prendas, de restaurantes, de vinhos, de frases românticas e do mais que se lembrar (é quase certo que encontra).
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

____________________________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário