sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

360º - As duas contradições de Negrão e a revolta no PSD: “Mau demais para ser verdade”. Rússia vai vetar cessar-fogo na Síria

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Fernando Negrão sofreu uma humilhação na votação para líder da bancada parlamentar: em 88 deputados, teve 35 votos a favor, 32 brancos e 21 nulos (um deputado, Pedro Pinto, recusou-se a votar). Ou seja, ficou a nove votos da maioria e, para ocultar a derrota, optou por considerar que os votos em branco representam um "benefício da dúvida" e, portanto são a seu favor.

Esta argumentação tem um pequenino problema: é que, no sábado, durante o congresso do PSD, Negrão deu uma entrevista ao Observador em que disse exatamente o contrário, como pode comprovar neste vídeo e perceber a seguir:
1) Sobre a necessidade de obter uma maioria:

  • A entrevista de sábado. Pergunta: "A maioria simples em democracia, ou seja, 50% + 1 é uma boa fasquia, certo?". Resposta: "Sim. Nós sabemos que sim, que se ganham as eleições com mais um voto para lá da maioria."
  • As declarações de ontem. "Não quer dizer que seja 50+1".
2) Sobre o significado dos votos em branco:
  • A entrevista de sábado. Pergunta: "Se for o único candidato a única hipótese que há de protesto é através do voto em branco. Aí seria ter mais um voto em si do que os votos em branco?" Resposta: "Sim… do que os votos em branco… É daí que temos que partir".
  • As declarações de ontem. "Mas nós temos aqui duas atitudes diferentes. O senhor junta os brancos com os nulos e eu junto os brancos com os favoráveis".

“Inacreditável”, “incrédulo”, “mau demais para ser verdade”, “é o princípio do fim”. A revolta na bancada começou imediatamente, com estas declarações de vários deputados ao Observador. Paula Teixeira da Cruz foi mais longe, dizendo que “a liderança da bancada não está legitimada” e falando em “linha próxima do estalinismo”.

Ao fim de algumas horas, Negrão admitiu demitir-se se houvesse uma “rebelião” (coisa em que não acredita).

E Rui Rio não diz nada? Pelos vistos, não. Depois de ter provocado a crise, ao forçar a demissão de Hugo Soares;depois de ter permitido a crise, ao ficar nas mãos de Fernando Negrão, que decidiu avançar sozinho; e depois de ter assistido à crise de camarote, ao ausentar-se de Lisboa no dia da votação - depois de tudo isto, Rui Rio ainda não sentiu necessidade de dizer nada.


Mais informação importante
O PS votou ontem contra a nacionalização dos CTT. Apesar de entender que os pedidos da esquerda são“legítimos”, os socialistas acharam apenas que este é o “momento errado”.

Também no Parlamento, a regulamentação da Uber foi adiada outra vez. Ainda não há consenso entre os deputados.

O PCP acusa o Governo de “alarme injustificado” por ter enviado a todos os contribuintes emails em massa do Fisco a avisar que era obrigatório fazer a limpeza de terrenos, para evitar fogos. A notícia é avançada pela TSF.

O ministro da Educação quer resolver o problema do interior com o golpe de uma caneta: as universidades e politécnicos de Lisboa e do Porto terão de abdicar de 5% das vagas, para que os estudantes não vão para as grandes cidades. As exceções são os cursos de Medicina, Física e Informática.

Há pelo menos sete universidades a contratar professores a tempo parcial de forma ilegal. A notícia é doPúblico.

Já está em Coimbra um dos feridos mais graves do incêndio de junho, que estava até agora internado em Espanhasem poder dar o seu apelido ao filho que nasceu entretanto. Agora, tudo será mais fácil.

Morreu ontem o padre Dâmaso Lambers, que ficou conhecido como "o padre das prisões" e era presença frequente na Rádio Renascença.

O presidente da Câmara de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, morreu esta sexta-feira na sequência de um ataque cardíaco. Tinha 60 anos.

No julgamento do caso Manuel Vicente, uma funcionária do Millennium BCP foi ontem a tribunal contar por que suspeitouda  atuação do procurador Orlando Figueira.

O processo vai ter outra testemunha, esta inesperada: um advogado próximo de José Eduardo dos Santos querdepor presencialmente. É cada vez mais clara a estratégia das diversas defesas: apontar Carlos Silva como o responsável pela contratação do ex-procurador, afastando Manuel Vicente do centro do processo.

No caso Lex: Álvaro Sobrinho foi alvo de buscas e ésuspeito de ter subornado o juiz Rui Rangel. Deve ser constituído arguido assim que estiver em Portugal, escreve o CM.

O tiroteio numa escola da Florida continua a concentrar todas as atenções nos Estados Unidos:
  • Trump defendeu que deve ser dado "um pequeno bónus" a professores que se ofereçam para andar armados nas escolas, para poderem abater um eventual atirador (e hoje voltou a defender a sua ideia no Twitter);
  • A vantagem de ter alguém armado nas escolas ficou posta em causa com a notícia de que o delegado policial que estava de serviço no liceu onde 17 pessoas foram mortas a tiro ficou na rua e não entrou no edifício;
  • O Presidente americano defendeu ainda que a idade mínima para comprar armas suba para 21 anos.

A Rússia prepara-se para vetar hoje, na ONU, um cessar-fogo de 30 dias na Síria, falando em "propaganda". Entretanto, continuam os ataques a Ghouta.

O jogador português Rúben Semedo ficou ontem emprisão preventiva em Espanha, acusado de agressão, sequestro e roubo.

Há quatro momentos-chave na ascensão e queda do miúdo do Benfica que foi parar ao Sporting e a seguir ao Villarreal. Chegaram a chamar-lhe “o futuro da Seleção Nacional”.

O Sporting empatou ontem a três golos com o Astana, na Liga Europa. Na crónica do jogo, o Bruno Roseiro escreve: "Gelson ficou a banhos e massagens. O futebol também. Mas há sempre Bruno Fernandes".

O pior foi a possível lesão de Bas Dost. Jorge Jesus admitiu a culpa: “Devia ter tirado o Dost, acabei por dar cabo dele”.

sorteio dois oitavos é já hoje. Que equipas podem sair ao Sporting? (Quem não estará a olhar para o sorteio é o Sporting de Braga, que venceu o Marselha mas mesmo assim foi eliminado.)

Fora do campo: o FC Porto arrisca-se a pagar 200 mil euros por cada email do Benfica que divulgar, caso desobedeça à decisão do Tribunal da Relação. A notícia é do JN.

Em Bilbau, uma tragédia: um polícia basco sofreu um enfartedurante confrontos entre adeptos do Spartak Moscovo e do Atlético.


Os nossos Especiais

“Dizem-me de ‘devias morrer’ a ‘és o maior’. Não dá para controlar o que as pessoas pensam”. Em entrevista ao Observador, Janeiro, um dos finalistas do Festival da Canção, fala sobre a sua música e, sim, também sobre aquele episódio da banana: "Na final, vou tentar não ser tão subversivo".
 

A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "Isto começou mal e vai acabar mal":"O destino de Rui Rio não é ser oposição ao governo, mas ao próprio PSD. Foi sempre assim quando, no passado, o PSD foi posto na situação em que Rio o colocou, de subordinação ao PS".

João Cândido da Silva escreve "Justos e pecadores":"Entre os lesados do BES ou do Banif houve pessoas ludibriadas. Mas houve, igualmente, situações em que a imprudência ou a ganância foram a chave que abriu a porta para o desastre".

José Milhazes escreve que, na Síria, "Afinal a guerra não acabou para o Kremlin": "As famílias dos mortos revelam que os seus parentes eram pagos para cumprir esta nova onda de 'internacionalismo proletário'. Por regra são antigos militares que combateram na Chechénia ou nos Balcãs".


Notícias surpreendentes

É o melhor de Portugal, que chega vindo de pequenos produtores artesanais espalhados de norte a sul. A Comida Independente é a nova mercearia de Lisboa e quer ter à venda os representantes do nosso património gastronómico. O Diogo Lopes esteve lá.

Nos próximos dois meses, a Culturgest mostra o trabalho de Michael Snow com sete instalações que explorama importância do som. André Almeida Santos falou com o artista canadiano.

Os advogados de Harvey Weinstein usaram comentários de Meryl Streep e de Jennifer Lawrence, em que diziam ter boas relações profissionais com o produtor, para tentar anular uma ação judicial contra ele. As duas atrizes revoltaram-se.

Mais uma revelação sobre o tema: a atriz Karla Souza, da série "Como defender um assassino", disse que foi vítima de violação no início da carreira. O acusado negou.

São 12 fotografias, compradas no eBay, que mostram o dia a dia em Baltimore nos anos 80. O novo dono quer agora descobrir quem as tirou.

O fim de semana está mesmo aí, por isso aproveite para descansar. Já sabe que vai ter sempre as últimas notícias aqui
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário