segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

SOCIEDADE COLUMBÓFILA VISITADA PELA FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES JUVENIS DO DISTRITO DE COIMBRA


Nuno Semedo, Presidente da FAJDC - Direcção da Federação das Associações Juvenis do Distrito de Coimbra, no âmbito do 2.º ”Roteiro 24 Horas”, promovido e organizado por aquela Federação, deslocou-se acompanhado pelas dirigentes Ana Mendes, Catarina Varino, Sónia Tavares e Inês de Castro, no inicio da madrugada, do passado dia 25 de fevereiro ao concelho de Cantanhede, para visitar e conhecer o trabalho associativo desenvolvido pela Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e pelo Grupo de Teatro Experimental A Fonte, da freguesia de Murtede, no âmbito de um roteiro de visitas a várias associações juvenis do distrito de Coimbra. 

Para além dos membros que integram a direção da FAJDC, acompanhou todo o programa deste roteiro a Diretora Regional do Centro do IPDJ - Instituto Português do Desporto Juventude, I.P., Catarina Durão, que se fez acompanhar, por um dos seus técnicos do IPDJ do distrito de Viseu. 

Lurdes Silva que estava acompanhada pelos dirigentes Magda Silva e Casas de Melo e pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, que a convite da Federação Distrital se associou à visita efectuada ás Associações do concelho, começou por agradecer a presença dos dirigentes da Federação Distrital, congratulando-se igualmente com a presença de Catarina Durão, Diretora Regional do Centro do IPDJ e de Pedro Cardoso. 

De seguida Casas de Melo, através do auxilio de um PowerPoint, deu a conhecer pormenorizadamente, a actividade que tem sido desenvolvida, ao longo dos 67 anos de “vida” ininterrupta daquela Associação da cidade de Cantanhede. 

Na ocasião, congratulando-se com esta visita, Nuno Semedo, referiu que a Sociedade Columbófila, é uma organização cheia de atividades que contribui bastante, para o desenvolvimento associativo distrital. 

Catarina Durão, Diretora Regional do Centro do IPDJ, que já tinha tido a oportunidade de conhecer a Sociedade Columbófila, aproveitou a visita, para reiterar o grande dinamismo associativo vivido naquela Associação, lembrando que a Columbófila de Cantanhede, é uma das coletividades de referência. 

Aproveitou igualmente para afirmar, que o Instituto Português do Desporto e da Juventude, existe para servir os jovens ligados a estas associações, deixando um agradecimento aos dirigentes presentes, manifestando o desejo de continuar disponível, para através dos programas de apoio em vigor, apoiar as diversas atividades, nomeadamente a edição 2019 do European Peoples’ Festival, que vai voltar a ocorrer de 27 de Julho a 3 de agosto de 2019, concluindo a sua intervenção, referindo que participar no associativismo juvenil é exercer cidadania. 

Enaltecendo que as actividades promovidas pelas suas secções e alguns dos eventos promovidos, são referência no calendário desportivo e cultural do concelho, Pedro Cardoso, responsável pela pasta da cultura e educação da Câmara Municipal de Cantanhede, deu como exemplos de boas praticas o trabalho desenvolvido pela Sociedade Columbófila. 

No final da apresentação Lurdes Silva, lançou o repto ao Presidente da Direcção da Federação das Associações Juvenis do Distrito de Coimbra, e ás dirigentes presentes, para se associarem à organização do Festival Europeu, que ocorrerá no verão do próximo ano. 

De seguida e após a visita à sala de troféus da Sociedade Columbófila e em ambiente mais informal, decorreu um momento de convívio, sendo degustado, alguns produtos endógenos e tradicionais do concelho de Cantanhede. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário