segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

União das Mutualidades Portuguesas solicita alargamento do período de consulta pública do novo Código das Associações Mutualistas

União das Mutualidades Portuguesas solicita alargamento do período de consulta pública do novo Código das Associações Mutualistas
A União das Mutualidades Portuguesas (UMP) solicitou ao Governo português, através do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, o alargamento do período de consulta pública do anteprojeto do novo Código das Associações Mutualistas (CAM).
 

A entidade oficial que representa o Movimento Mutualista português - com mais de 2.5 milhões de beneficiários - baseia o seu pedido na relevância e complexidade deste documento, que se reveste de grande importância para a regulação, sustentabilidade e desenvolvimento das Mutualidades em Portugal.

O prazo original para consulta pública termina no próximo dia 2 de março, após a publicação oficial da proposta do Governo para o novo CAM, que está 
disponível neste link. No entanto, a União das Mutualidades Portuguesas aguarda que o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social seja sensível a este pedido das Associações Mutualistas.

A UMP (cujos membros dos Órgãos Associativos estão na imagem, em cima) está já a preparar a realização de uma Sessão Plenária Nacional com as suas Associadas, para que, em conjunto, possam apreciar e refletir sobre este anteprojeto, elaborando depois uma posição oficial que será transmitida ao Governo. Esta Sessão Plenária decorrerá no próximo dia 7 de março, pelas 14h00, em Coimbra, na Casa da Mutualidade d'A Previdência Portuguesa - Associação Mutualista.

Recorde-se que o presente Código das Associações Mutualistas foi aprovado em 1990 pelo Decreto-Lei n.º 72/90, de 3 de março. Desde então, o Movimento Mutualista português apresentou um crescimento considerável, representando atualmente mais de um milhão de Associados e mais de 2.5 milhões de beneficiários.

Assembleia Geral da UMP aprovou Relatório e Contas de 2017

As Associadas da União das Mutualidades Portuguesas reuniram em Assembleia Geral Ordinária no passado sábado (dia 24), no Auditório Dr. António Macedo, em Valongo. A sessão serviu para a apreciação e votação do Relatório e Contas de 2017 e do respetivo parecer do Conselho Fiscal, documentos que foram aprovados.

A Assembleia Geral da UMP, organizada com a colaboração da Associação Socorros Mútuos e Fúnebre de Valongo, contou com a presença do presidente da autarquia local, José Manuel Ribeiro, que reforçou o importante papel e a história do Mutualismo no próprio concelho de Valongo.
 

Clique aqui para descarregar imagens da Assembleia Geral da União das Mutualdiades Portuguesas
imagem
imagem
Ricardo S. Araújo
Gabinete de Comunicação e Imagem| União das Mutualidades Portuguesas
+351 964 038 930 | raraujo@mutualismo.pt
imagem
imagem
imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário