sexta-feira, 27 de abril de 2018

360º - Um aperto de mão demorado, sorrisos e piadas no início da cimeira histórica das duas Coreias; e o que pede a moção de Costa ao Congresso do PS

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... um aperto de mãos inédito demorado, alguns passos de mãos dadas e as palavras "uma nova História começa agora" marcaram o início do encontro entre os líderes das duas Coreia. Kim Jong-un e Moon Jae-in falaram, sorriram e até disseram piadas, no arranque da cimeira histórica a que a Cátia Bruno assistiu de madrugada.


É a primeira vez que o líder da Coreia do Norte atravessa a fronteira do SulPode haver um acordo, mas o desafio é saber se Kim Jong-un vai respeitá-lo. O João de Almeida Dias explica porquê.

As cenas para o mundo ver estão já registadas em várias fotos, que reunimos nesta fotogaleria. Já a sobremesa que vai ser servida criou um conflito diplomático com o Japão.

As incertezas sobre o que vai sair deste encontro ainda são tantas que os jornais internacionais são cautelosos nas análises. Só o New York Times e o Finantial Times (acesso pago) têm já textos de opinião sobre o tema.

Por cá, a moção que António Costa vai levar ao congresso do PS no final de maio tem 31 páginas, só fala da Geringonça duas vezes e nunca refere os parceiros da extrema-esquerda. A Rita Tavares leu o texto coordenado pela secretária de Estado Adjunta do primeiro-ministro, Mariana Vieira da Silva. Há um pedido de reforço de votos mas sem colocar a fasquia na maioria absoluta; a exigência de um consenso sobre os salários; e quatro desafios essenciais: as alterações climáticas; a demografia, a sociedade digital e as desigualdades.

Por falar em PS, Arons de Carvalho, um dos fundadores do partido, saiu em defesa de José Sócrates. Em entrevista ao i (sem link), diz  surpreendentemente "não achar reprovável uma pessoa [o ex-primeiro-ministro] viver com dinheiro emprestado" e contraria Ana Gomes, defendendo que PS não deve discutir os casos de Sócrates e Pinho e deve deixar justiça actuar. 


No Brasil, podem vir aí mais problemas para Lula e DilmaO seu ex-ministro Antônio Palocci, detido desde 2016, fez um acordo de delação premiada para fazer novas denúncias sobre os alegados esquemas de corrupção dos ex-presidentes.

Na Liga Europa, o Atlético de Madrid conseguiu um precioso empate em casa do Arsenal na primeira mão das meias-finais. O resultado que pode tramar os ingleses teve dois protagonistas: Oblak, que defendeu tudo, e Griezmann, que empatou perto do final. No outro jogo não houve surpresas: o Marselha bateu o Red Bull Salzburg por 2-0.

Outra informação relevante

A política caseira teve ontem um dia movimentado. O Conselho de Ministros aprovou a nova reforma da habitação que garante a renovação de contrato para idosos que vivam há mais de 25 anos na mesma casa e também em caso de obras. O DNacrescenta hoje que o PS estuda uma proposta para congelar despejos e o JN diz que metade desses despejos estão concentrados em Lisboa e no Porto. Já o Negócios avança que o Governo quer facilitar o arrendamento de casas hipotecadas aos bancos.

Foi também confirmado o fim progressivo dos cortes de 5% nos salários dos gabinetes dos políticos. A decisão não vai passar contudo pelo Parlamento e os governantes não serão abrangidos.

A maioria da Geringonça travou a rejeição do Programa de Estabilidade. Depois de muito barulho da esquerda por causa do défice ir além de Bruxelas, a recomendação do CDS para chumbar o plano do Governo não passou. Só o PSD se juntou aos centristas e votou a favor: Bloco de Esquerda, PCP, PS e Verdes votaram contra e o PAN absteve-se.

Sobre os subsídios aos deputados das ilhas não há unanimidade. O presidente da subcomissão de Ética, Marques Guedes, avançou que "pode haver várias alternativas de solução” para a polémica dos apoios duplicados, uma vez que os deputados (surpresa!) não têm todos o “mesmo entendimento” sobre o tema sobre o qual Ferro Rodrigues pediu esclarecimentos.

Quem também quer esclarecimentos é Ascenso Simões, mas sobre a polémica das moradasO deputado do PS por Vila Real está a comprar casa em Lisboa e quer saber que residência deve declarar (para não ter problemas em voltar a mostrar os seus recibos de vencimentos). 

Pelo meio houve execução orçamental, que mostrou uma melhoria de 14 milhões no défice até marçosobretudo graças ao valor arrecadado em impostos. A outra boa notícia foi a de que o BCE manteve as taxas de juro, mas também o programa de compra de ativos. Ufa...

A decisão do Tribunal Constitucional de chumbar as principais normas da lei das barrigas de aluguer fez a primeira baixaEurico Reis demitiu-se do Conselho de Procriação Medicamente Assistida.

O Ministério Público está a recolher elementos sobre os contratos de contentores no Hospital de São João. A investigação surge depois da denúncia da bastonária dos enfermeiros, que revelou que “o nome das empresas [contratadas] muda sistematicamente”, mas “a pessoa é sempre a mesma"

No desporto, destaque para o bronze de Telma Monteiro no Europeu. Foi a 12ª medalha da judoca portuguesa em outras tantas participações.

O Porto vai receber um convidado de honra a 6 julhoBarack Obama vai estar presente na Climate Change Leadership 2018 Summit.

Os EUA tentaram instalar centro de espionagem na base das Lajes. Com base numa notícia avançada pelo New York Times, O Público conta que Devin Nunes, congressista luso-descendente, queria trazer uma delegação da NSA para os Açores. A ideia caiu porque os norte-americanos duvidaram da capacidade das secretas portuguesas.

De más notícias lá de fora veio a confirmação da família de que o DJ Avicii se suicidou. Deixou uma carta de despedida em que se dizia "farto da fama" e da exigência da profissão.

E duas condenações por abuso sexuala do comediante dos EUA Bill Cosby, que desatou aos gritos no tribunal; e a dos cinco homens, conhecidos por La Manada, que abusaram de uma jovem nas festas de Pamplona. Mas neste caso, o facto de terem ficado livres da acusação de violação, apesar de as imagens serem elucidativas, gerou uma onda de indignação em Espanha, com protestos nas ruas. O El Español resume as 20 frases principais da sentença considerada escandalosa.

Os nossos Especiais

A missão portuguesa na República Centro-Africana já sofreu dois ataques dos grupos rebeldes. O Pedro Rainho foi perceber como é vida dos militares naquele país. Nas ruas da capital sofrem emboscadas e são alvo de apedrejamentos. A norte já "limparam" zonas ocupadas por grupos armados. No 'quartel' aproveitam o wifi grátis para falar com a família.


A nossa opinião

  • Rui Ramos escreve sobre a reforma da habitação: "O corrente pânico com o preço das casas expressa esta verdade, que a nossa oligarquia se esforça por esconder: o país passa por uma prosperidade que não é para todos".
  • João Cândido da Silva escreve sobre o PSD: "Em política, a coerência tem um valor relativo, sujeito às mudanças de conjuntura. Se o PSD parece a versão diesel do PS, Pedro Passos Coelho e os seus apoiantes não podem sacudir a água do capote".

Notícias surpreendentes

Falta menos de uma semana, por isso o melhor é começar já a planear o que oferecer à sua mãe no dia dela: domingo, 6. O Mauro Gonçalves sugere 30 presentes para abusar da cor (afinal estamos quase no Verão).


Para o casamento real do ano faltam mais uns dias, mas as novidades começam a ser diárias. Harry e Meghan dão o nó dia 19 do próximo mês, mas já se sabe que o padrinho do noivo vai ser o irmão, o príncipe William, e que a noiva pôs um ponto final na carreira de actriz.

Como é fim-de-semana, vem sempre a calhar uma boa sugestão para bem comer. E em Lisboa há uma nova taberna  aberta para quem gosta de comida asiática.


Por fim, e para quem está atento à moda e tem algum poder de compra, fica a fotogaleria das primeiras damas de França e dos EUAMelania Trump e Brigitte Macron tiveram um verdadeiro duelo de estilo durante a visita oficial do presidente francês aos Estados Unidos.

Observador vai lançar já a partir do próximo dia 2 o seu novo programa de assinaturas Observador Premium. Para conhecer este novo passo do desenvolvimento do nosso jornal pode ler a mensagem dos fundadores e o Explicador com todas as respostas de que precisaperceberá que a grande maioria dos artigos continuará a ser de acesso livre e irrestrito. E que continuará, como sempre, a ter a melhor informação

Boa sexta-feira e bom fim-de-semana
 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


Nenhum comentário:

Postar um comentário