sábado, 28 de abril de 2018

Internacional | Parlamento da Nicarágua cria Comissão da Verdade após protestos



Resultado de imagem para Parlamento da Nicarágua cria Comissão da Verdade após protestos
A Assembleia Nacional da Nicarágua vai criar uma Comissão da Verdade, após os violentos protestos civis contra uma reforma da Segurança Social entretanto abandonada, anunciou hoje o presidente daquele órgão, Gustavo Porras.

Segundo o responsável, o objetivo da nova comissão será "conhecer, analisar e esclarecer" a verdade sobre os confrontos que ocorreram no país durante essas manifestações.

"Esta é a resolução para proceder já, de forma rápida, à criação da Comissão da Verdade", disse Porras.

A comissão criada pelo parlamento nicaraguense será composta por um grupo de juristas, intelectuais, religiosos, jovens, personalidades e organizações que estejam de acordo com a paz.

A procuradoria-geral também anunciou, na sexta-feira, ter "iniciado uma investigação responsável e formal sobre as perdas da vida de estudantes, membros da Polícia Nacional e civis" nos violentos confrontos ocorridos desde 18 de abril deste ano.

A Nicarágua vive pendente do início do diálogo que em datas próximas, ainda por precisar, será protagonizado pelo Governo e o Conselho Superior da Iniciativa Privada (COSEP), com a Conferência Episcopal (CEN) como mediadora.

Desde que começaram os protestos, há uma semana, os confrontos violentos registados no país fizeram pelo menos 38 mortos e um total de 48 desaparecidos, segundo o Centro Nicaraguense de Direitos Humanos (CENIDH), ao passo que outras organizações humanitárias situam o número de mortos em 63 pessoas.

Fonte: DN


Nenhum comentário:

Postar um comentário