sábado, 28 de abril de 2018

Tenho Medo de Partir. Um livro de viagens de Fernando Pessoa & heterónimos


Tenho Medo de Partir é o segundo livro da colecção Os Livros de Fernando Pessoa. Nesta colecção cada livro é uma antologia de textos de Fernando Pessoa & heterónimos à volta de um tema, organizada por Manuel S. Fonseca. Depois das drogas pessoanas –Absinto, Ópio, Tabaco e Outros Fumos – este livro convida o leitor a entrar nos comboios, carros ou navios em que viajam Álvaro de Campos, Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Fernando Pessoa ou Bernardo Soares. Este livro retoma em edição revista e acrescentada, doLivro de Viagem, publicado pela Guerra e Paz em Novembro de 2009. Esta edição contém mais 33 textos de Fernando Pessoas e seus heterónimos. Chega às livrarias a 2 de Maio.

O organizador, Manuel S. Fonseca, justifica assim esta antologia: 

«Suponhamos por um momento que o empregado comercial Fernando Pessoa, o mestre Alberto Caeiro, os seus dois discípulos, Álvaro de Campos, Ricardo Reis, e ainda o ajudante de guarda-livros Bernardo Soares eram membros de uma associação secreta de viajantes. Mesmo a associação secreta mais estacionária, e por maioria de razão uma movente associação de viajantes, precisa de uma senha que permita aos seus membros reconhecerem-se sem serem reconhecidos. A antiquíssima associação a que pertenceria Pessoa e o seu heteronímico estado-maior só podiam adoptar como senha este mote omnisubjacente a quase todas as viagens de que este livro dá testemunho: Para que precisa de viajar com o corpo quem tão bem viaja com a alma!

Hoje, nenhuma agência de viagens os aceitaria e até para voos low cost seriam imprestáveis viajantes. Porém, na imaginação dos clandestinos membros de tão secreta associação, desfilam comboios absolutos,chevrolets ideais a cada curva de estrada, luxuosos paquetes, a sombra de piratas e velhas naus, os lenços brancos da despedida em gares cheias de vapor, a saudade de não sentir saudades do Cais de onde nunca se parte.

Viajantes diferentes de todos os viajantes, Pessoa & Companhia podem até parecer iguais ao viajante comum, quando relatam o alvoroço de cada partida, a emoção da turba febril, o adeus. Não lhes escapa sequer o trivial gesto do viajante que pega na sua mala rejeitando a ajuda do moço carregador, não lhes escapa a ânsia do Oriente, da China, do sol do Pártenon ou da Acrópole. Campos, Soares, Caeiro, Reis, Pessoa ele mesmo, todos viajam e buscam o fim do mundo. Mas em que parte, se é que em parte alguma, o procura quem, obsessivo, grita que sabe ser mais verdadeiro sonhar com Bordéus do que desembarcar em Bordéus?

Viajantes duma mesma obscura seita, poetas todos, mas tão diferentes na sua formação, que inclui um tradutor de cartas comerciais, um contabilista, o mais jovem dos mestres, um engenheiro, um latinista semi-helénico, cada um formula diferentemente a mesma convicção neoplatónica da viagem. Deixaram numa arca os mapas, as recordações, os diários dessas viagens. Há meio mundo a devassá-los. Mal seria se não corrêssemos a espreitá-los nós também.»

A próxima antologia vem a caminho. Tem conselhos de Fernando Pessoa a casadas, mal-casadas e algumas solteiras.

TENHO MEDO DE PARTIR – UM LIVRO DE VIAGENS
Fernando Pessoa
Antologia de Manuel S. Fonseca
15x23
192 páginas
13,50 €
Ficção/Poesia
Nas livrarias a 2 de Maio
Guerra e Paz Editores

R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal
Tel. (+351) 213 144 488

Nenhum comentário:

Postar um comentário