sexta-feira, 18 de maio de 2018

Algarve | ECO.Mob

Equipas de suporte em cuidados paliativos com 3 viaturas elétricas.
A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve entregou, no dia 11 de maio de 2018, três viaturas elétricas no âmbito da 1.ª Fase do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública – ECO.Mob, destinadas às três Equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da região.
No decorrer da cerimónia, que decorreu no Laboratório Regional de Saúde Pública Dr.ª Laura Ayres, foi também entregue uma nova viatura todo-o-terreno à equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Rio Arade de Silves adquirida com o prémio atribuído ao projeto «Diabetes na Serra de Silves», pela Missão Sorriso, como um dos projetos vencedores na edição de 2016.
Na ocasião, a ARS destacou que, com a aposta nestes «veículos modernos, com a mais alta tecnologia, ao nível da sustentabilidade ambiental, as três equipas de cuidados paliativos ficam dotadas dos mesmos meios em termos de unidade e de capacidade para se deslocarem a todos os concelhos dos respetivos ACES a que pertencem, coisa que até ao momento ainda não estava devidamente operacionalizada. Ou seja, independentemente da sede à qual as equipas estão afetas, aquilo que se pretende é que a partir de agora estas equipas prestem cuidados em todos os concelhos da região».
A Administração Regional de Saúde do Algarve foi uma das entidades públicas beneficiárias da 1.ª Fase do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública – ECO.Mob, tendo recebido no passado mês de abril três veículos elétricos de tipologia LP Inferior – Elétrico (AOV). Com a candidatura a este programa, que incentiva a aquisição de veículos elétricos na Administração Pública e se insere no Programa para a Mobilidade Sustentável na Administração Pública 2015-2020 – ECO.Mob, a ARS Algarve pretende contribuir para promover a descarbonização e a melhoria do desempenho ambiental e simultaneamente renovar o seu parque automóvel.
Estas três novas viaturas vão ficar afetas às três Equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos dos ACES, em Lagoa (ACES Barlavento), São Brás de Alportel (ACES Central) e Tavira (ACES Sotavento), reforçando desta forma os cuidados de proximidade e melhorando as condições de trabalho e de mobilidade dos profissionais de saúde, sendo que a ARS Algarve, em parceria com o Fundo Ambiental, irá proceder à disponibilização e instalação dos respetivos pontos de recarregamento rápido em cada um dos locais onde as viaturas vão ficar sediadas.
UCC Rio Arade de Silves recebe viatura todo-o-terreno
Noutro âmbito, a equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Rio Arade de Silves recebeu também um novo veículo adquirido com o valor do prémio atribuído pela Missão Sorriso ao projeto «Diabetes na Serra de Silves», como um dos projetos vencedores da edição de 2016. Este projeto de intervenção comunitária visa a melhoria da acessibilidade aos cuidados de saúde e a vigilância junto da população mais idosa, através da realização de consultas efetuadas por uma equipa constituída por médico e enfermeiro no domicílio a utentes idosos e residentes na serra de Silves.
No entender do Presidente da ARS Algarve, Paulo Morgado, esta nova viatura representa uma mais-valia para o reforço do apoio de proximidade prestado pela UCC Rio Arade. «A Serra da Silves é uma zona de população muito dispersa, envelhecida, com muitas doenças crónicas e esta nova viatura todo-o-terreno tem as características adequadas para percorrer os difíceis caminhos da serra, o que irá proporcionar boas condições de trabalho aos nossos profissionais, que diariamente fazem um esforço para estarem cada vez mais próximos das pessoas», sublinhou, acrescentando que este é mais um exemplo de que estamos a conseguir «tornar o SNS cada vez mais próximo das pessoas, com mais e melhor capacidade de resposta àquilo que são as necessidades dos cidadãos».

Visite:

Nenhum comentário:

Postar um comentário