sexta-feira, 18 de maio de 2018

EDP: a lei do Governo que abre caminho à OPA chinesa

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 

Viva! Chegamos a 6ª-feira.
Estas são as últimas notícias:

A justiça brasileira mandou prender José Dirceu: Antigo número dois de Lula da Silva tem de se apresentar às autoridades até às 17h desta sexta-feira (13h em Lisboa).
Trump avisou Kim que pode acabar como Khadafi. Mas o Presidente dos EUA baralhou-se com uma pergunta sobre "o modelo líbio" - e confundiu um acordo diplomático para pôr fim a um programa nuclear com uma intervenção da NATO que acabou por derrubar um regime. A Sofia Lorena explica aqui.
Gina Haspel foi confirmada como nova directora da CIA. O Senado norte-americano aprovou nomeação polémica da agente que teve responsabilidades no programa de interrogação de suspeitos de terrorismo com recurso a tortura.

O que marca o dia

Uma notícia na manchete: Governo fez alteração à lei que facilita OPA chinesa na EDP. Uma mudança legislativa, feita no Verão de 2017, quis abrir espaço ao investimento de "entidades infra-estaduais estrangeiras”. Foi feita no âmbito do Programa Capitalizar, que tinha na equipa Pedro Siza Vieira, entretanto nomeado ministro-adjunto de Costa, e está a deixar mal-estar nas Finanças e CMVM. Acrescente a isto uma coincidência: à data da alteração à lei, Siza Vieira ainda era sócio do escritório de advogados Linklaters, que agora está a assessorar a China Three Gorges na OPA. Há dias, o ministro pediu escusa de intervir no processo. A notícia é do Vítor Costa e da Ana Brito.
As últimas da triste novela do Sporting. Bruno de Carvalho reagiu ao cerco com um "não nos vamos demitir", Marta Soares respondeu com uma ameaça de destituição. Os detalhes do dia louco de ontem estão registados ao minuto aqui, mas o de hoje começa com outra bomba: a história de como Sporting e Benfica terão tentado comprar jogadores do Estoril, contada pelo Correio da Manhã. É também por isto que um director do Sporting ficou ontem suspenso de funções, indiciado por corrupção passiva. O caso pode, conta o Paulo Curado, custar até 8 pontos ao Sporting se for condenado.
Mas não é só por isso que o clube está a implodir, também pelas agressões à equipa. Sobre isso, registe esta notícia: Jesus está convicto de que Bruno deu carta branca à Juve Leo. E agora pergunte-se como jogará a equipa no domingo, se houver final da Taça - sem sequer treinar. Ou até interrogar-se: depois de domingo, como será a vida dos jogadores do Sporting?

As outras notícias de que lhe queria falar:
Os convocados de Fernando Santos para o Mundial, com 10 campeões europeus fora da lista, uma surpresa chamada Ruben Dias e uma questão na posição seis
A proposta dos Senadores para o Interior, com um Movimento a pressionar Costa a transferir todos os serviços de apoio do Estado - e mais 2500 pessoas de serviços centrais. Tudo para combater os custos de um Portugal desigual, como conta o Manuel Carvalho.
Uma ideia recebida com reservasreduzir vagas no superior só em Lisboa e Porto pode não chegar, diz o líder dos Politécnicos.
Um novo alerta sobre a época de incêndiossó 13 dos 189 concelhos com alto risco de incêndio garantem a limpeza de terrenos, diz o DN.
Um alerta no Alentejoos plásticos das estufas e químicos cobrem o Sudoeste e não há nada que o impeça.

Ler mais devagar

1. Costa regressou à Expo, 20 anos depois. Diz que continua a ser feliz no Parque das Nações, 20 anos depois de ter inaugurado a Expo-98. Da Câmara de Lisboa ao gabinete de primeiro-ministro, os problemas com o território têm marcado a carreira deste homem que se tornou ministro a poucos meses da abertura do evento. A Isabel Salema conversou com ele e deixa-nos quatro títulos para nos abrir o apetite. Um sobre a Expo: "Foi um momento de grande auto-estima. São raros". Um sobre a polémica do Museu das Descobertas: “É preciso descolonizar os Descobrimentos”. Outro sobre as cidades de hoje: “Não podemos ter os centros das cidades como disneylândias para adultos”. E ainda este sobre a ambição na Cultura: “Numa legislatura não creio que seja possível alcançar 1% para a Cultura no OE”.
2. O que o Vasco Câmara descobriu em Cannes. Depois de uma conversa que adorou com Scorcese, sobre o seu regresso ao local do crime, o Vasco andou a percorrer as salas do Festival, entre desilusões e as boas surpresas. Em Dogman, por exemplo, viu um filme brutal, "história de fascínio e medo entre um monstro e a sua vítima”. Neste En Guerre descobriu a ovação do ano, atribuída a um sindicalista herói. De Spike Lee e Lars von Trier só tirou um "aborrecimento em série". Como tudo isto é um guião para o que nos vai chegar às salas, aqui fica o site especial, para acompanhar até ao palmarés.
3. A camada de ozono está a ser destruída por emissões misteriosas. Um estudo publicado ontem na revista Nature deixou-nos uma triste surpresa: o declínio de substâncias que destroem a camada de ozono abrandou 50% desde 2012. Não se sabe ao certo de onde vêm estas emissões, mas há uma desconfiança a ganhar força. A certeza é esta: se continuarem vão atrasar a recuperação do buraco da camada de ozono.

Hoje na agenda 

Por cá, Marcelo e Costa estarão na apresentação do relatório do Movimento pelo Interior. Os deputados discutem a autorização para prospecção de petróleo ao largo de Aljezur. E o ministro da Defesa termina a sua visita a Angola, a primeira desde a declaração de fim do "irritante".
Lá por fora, a Comissão Europeia tenta uma última cartada para contornar as sanções dos EUA ao Irão. Enquanto o Reino Unido se prepara para o casamento real de amanhã e a Venezuela para as suas presidenciais.
Deixo-lhe ainda esta ideia: a Gulbenkian vai abrir as portas na noite dos Museus. E deve valer bem a pena a visita. 
Tenha um bom fim-de-semana! Até segunda-feira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário