segunda-feira, 7 de maio de 2018

Câmara Municipal de Figueiró dos vinhos | O mistério das viagens ao estrangeiro

A Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos (PS) tem feito, neste e no anterior mandato, viagens ao estrangeiro sem que os órgãos autárquicos e os Figueiroenses tenham sido devidamente informados.

Importa que todos saibam que a Câmara Municipal tem a obrigação de prestar contas do que faz e nomeadamente dessas viagens no que toca a:
País e local da viagem, participantes na viagem, objetivo da viagem,  custo da viagem, resultado da viagem,

Mas nada disto o Presidente da Câmara (PS) presta contas. 

Vem isto a propósito da recente viagem, feita em segredo, do Presidente da Câmara a França.

Algum Munícipe ou a comunicação social soube desta viagem? Não, não soube. Não soube desta viagem  como não soube das outras todas que se fizeram por vários países da Europa e de África.

Não soube porque a câmara e o seu Presidente (PS)  esconderam  e nada disseram.

Acontece que o PSD tomou conhecimento através da revista “Le Flash”, edição de Abril de 2018, que o Presidente da Câmara, Jorge Abreu,  esteve, no passado mês de Março, em Paris a participar num evento.

O PSD confrontou o Presidente da Câmara com uma fotografia inserida, na página 12, dessa revista.  A foto mostra o Presidente da Câmara  num recente evento em Paris.



Perante  a evidência, impossível de negar, e da não informação aos órgãos do Município o Presidente da Câmara engasgou-se, tentou balbuciar uma desculpa e culpou os funcionários pela não informação.  (típico comportamento desta câmara socialista)

Acontece que esta viagem não é caso único. Outras se lhe antecederam, tais como: França (Bordéus e Paris), Hungria, Irlanda, Cabo Verde, Eslovénia.

Alguém mais soube destas viagens ? Não. Não soube.  Não soube porque a câmara PS lho escondeu e nada lhe disse.

Escondeu dos Munícipes e  da  comunicação social, quando costuma ser tão solicita na propaganda e nas notas de imprensa.

Realizaram as viagens  sem que houvesse por parte da Câmara Municipal PS e do seu Presidente uma explicação completa e cabal dos locais e países visitados, do número e nome dos participantes nas viagens, do objectivo dessas viagens, dos custos das viagens e dos resultados que essas viagens trouxeram, ou não, para o nosso concelho, etc. 

O Partido Social Democrata consciente desta situação solicitou, em tempo próprio e no lugar próprio - reunião de câmara - esclarecimentos por escrito ao executivo PS. O PSD entregou, na reunião de câmara, de 13 de Dezembro de 2017, um requerimento a solicitar todas estas informações. O Presidente da Câmara PS não respondeu a nenhuma destas perguntas.

# Por que será?

# O que tem a esconder o Presidente e o executivo socialista?

# O que é que os Figueiroenses não podem saber?

# De que tem medo o Presidente da Câmara e o executivo PS?

# Por que é que a Câmara PS não informou, nem informa e esconde dos Figueiroenses essas viagens e os seus resultados para o concelho?

# A que título é que foram realizadas estas viagens?

# Por que é que ao Presidente e Câmara PS escondeu e esconde dos Figueiroenses essas viagens?

#Por que é o Presidente da Câmara não informou destas viagens, no facebook municipal, no site do município ou  na revista municipal de propaganda “EM FOCO”, paga por todos nós contribuintes?

#Por que é o Presidente da Câmara não informou destas viagens os Vereadores  e os Deputados Municipais?

O PSD lamenta esta atitude, mas lembra que os Figueiroenses e os órgãos legitimamente eleitos do Município têm o direito de saber e de serem informados sobre esta, como de toda e qualquer atividade da Câmara Municipal.

A opacidade e o ser e estar de falta de transparência que caracteriza a câmara PS já não é novidade para muitos dado que caiu 59 lugares no índice de transparência municipal remetente divulgado.

Eis alguns exemplos:

# Furta-se a prestar esclarecimentos quando lhos pedem nos órgãos próprios;

# Tornou-se o Calimero profissional da vitimização e da desculpa quando confrontado com a sua ineficácia;

# Ao ser confrontado com algumas das suas ações responde com arrogância e prepotência;

# Adepto do orgulhosamente só reage com má-fé, arrogância e ciúme a propostas para o desenvolvimento do concelho;

# Altera o Regimento da Câmara Municipal para dificultar o acesso à informação;

# Dificultou e dificulta informações aquando da legalização dos trabalhadores precários;

 # Não satisfaz os requerimentos apresentados nas reuniões de câmara;

# Mente despudoradamente quanto aos valores da dívida da câmara e é desmentida pelo Revisor Oficial de Contas;

# É, vergonhosamente, desmentido pelos Relatórios do Revisor Oficial de Contas;

# Esconde dos Figueiroenses e dos órgãos autárquicas as viagens ao estrangeiro;

Entende o PSD que a Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos está  transformada numa comissão de festas,  mergulhada no assessório, em vez de trabalhar no que é essencial para Figueiró dos Vinhos, e por isso não admira que  o nosso concelho fique cada vez mais deserto, haja lugares sem  saneamentonão tenha novas empresas, que não haja emprego, que as pessoas fujam para outros concelhos, que tenha o pior poder de compra da região  e que a nossa terra esteja parada e a morrer.

Infelizmente.
Maio /2018
Partido Social Democrata Figueiró dos Vinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário