quarta-feira, 6 de junho de 2018

Mundial2018: Suspenso particular da Argentina com Israel, em Jerusalém

O vice-presidente da Associação de Futebol Argentino (AFA), Hugo Moyano, anunciou hoje que o particular de preparação entre Argentina e Israel, marcado para sábado, em Jerusalém, foi suspenso, após várias pressões sobre a equipa “albi-celeste’.
“Acho bem que se tenha suspenso o encontro. Fez-se o correto, não valia a pena, face ao que se passa nestes lugares, onde se mata tanta gente. Como ser humano, não se pode aceitar de forma alguma. As famílias dos jogadores estavam a sofrer por causa das ameaças”, declarou Moyano, à Radio 10, ainda que a AFA não tenha confirmado oficialmente a suspensão.
Várias organizações na Argentina e em Espanha, onde a seleção sul-americana tem estado a treinar, manifestaram-se contra a realização da partida.
Antes da notícia ser conhecida, a ministra da Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, apelou à separação entre desporto e política, e explicou que o jogo “não pode ofender os palestinianos”, uma vez que aquele governo “reconhece o Estado palestiniano”.
À agência noticiosa EFE, a diretora internacional da Associação de Futebol da Palestina, Susan Shalabi, agradeceu o cancelamento do jogo, afirmando que a seleção da Argentina decidiu “não ser convertida em ferramenta política”.
Para Shalabi, este é um “bom exemplo de separação de política e desporto”, sendo que o jogo, previsto inicialmente para ser disputado em Haifa, foi mudado de local para Jerusalém.
A ministra israelita do Desporto e Cultura, Miri Reguev, assegurou a mudança com vista a uma visita da Argentina à Cidade Velha e queria que Lionel Messi beijasse o Muro das Lamentações, na parte ocupada da cidade, mas Shalabi considerou que a decisão pretendia “branquear a ocupação israelita” sobre o Estado palestiniano.
A dirigente palestiniana tinha anunciado a intenção de iniciar uma campanha contra a possível organização do Mundial2030 pela Argentina e recordou a decisão “muito grave” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em transferir a embaixada norte-americana de Telavive para Jerusalém.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário