domingo, 22 de julho de 2018

AVISO À POPULAÇÃO | 2018-07-20 | 14h00 | Perigo de Incêndio Rural

1. SITUAÇÃO
Situação Meteorológica:

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizado hoje, 20 de julho, no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), prevê-se:

§  Vento do quadrante Oeste, soprando moderado a forte (até 40 Km/h), com rajadas que podem atingir 60 Km/h na faixa costeira ocidental e terras altas (em especial serras da Lousã, S. Mamede e Monchique, durante a tarde e início da noite) e temporariamente de sudoeste na costa sul do Algarve. Diminuição da intensidade do vento no litoral a partir de domingo (22 julho).
§  Temperatura máxima a variar entre 30 e 35ºC no interior e entre 24 e 26ºC no litoral, prevendo-se uma ligeira subida em especial no sábado e na segunda-feira (21 e 23 julho).
§  Humidade Relativa do Ar (HRA) entre 20 e 30% nas regiões do interior e do Algarve, com franca recuperação noturna na generalidade do território.

Estas condições configuram índices de risco de incêndio muito elevado a máximo no distrito de Faro e em alguns concelhos dos distritos deCastelo Branco, Portalegre, Santarém e Beja, com previsão de agravamento na segunda-feira (23 jul) no interior norte e centro (em especial na região de Trás-os-Montes e nos distritos da Guarda e Castelo Branco).

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS

Em função da previsão das condições meteorológicas é expectável:
§   Tempo quente e vento moderado com permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais.

3. MEDIDAS PREVENTIVAS

A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitido:

· Realização de queimadas, de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
· Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
· Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
· O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
· Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
· A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

A ANPC recorda, ainda alguns cuidados especiais a ter, face às condições meteorológicas previstas, na realização de trabalhos agrícolas e florestais, nomeadamente:

· Manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras;
· Abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação;
· Ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.

A ANPC recomenda ainda a necessidade de todos adequarem os comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndios rurais, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros

Divisão de Comunicação e Sensibilização
Jorge Dias | 965 160 096
Alcina Coutinho | 919 201 307



http://www.prociv.pt/signature/log.jpg
AUTORIDADE NACIONAL DE PROTEÇÃO CIVIL
Av. do Forte | 2794-112 Carnaxide | Portugal
Tel.: +351 214 247 100 | www.prociv.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário