domingo, 22 de julho de 2018

Dois centenários e uma autocaravana

 
Fugas
P
 
 
  Sandra Silva Costa  

Julho já vai bem lançado, é bem provável que já lhe cheire a férias. Se ainda não tem planos, esta newsletter é mesmo para si. Começamos na estrada. “Uma autovivenda, 1000 quilómetros em ziguezague, sem GPS, sem Internet nem auto-estradas.” É assim que vamos a partir deste sábado, na companhia da Rute Barbedo, que andou a dar a volta ao Algarve de autocaravana e nos vai contar como foi durante sete semanas. A primeira paragem é em Cacela Velha e é para ler aqui.

Já que andamos pelos Algarves, sigamos para Portimão, mais concretamente para o Bela Vista Hotel, que está este ano a comemorar o centenário. Foi com este pretexto que a Alexandra Prado Coelho passou por lá. Experimentou o menu “Mar e Sustentabilidade” do chef João Oliveira e dormiu num quarto cheio de charme e histórias. Ora espreite.

Foi também a Alexandra que conheceu em primeiríssima mão a Craveiral Farmhouse, que os sócios Pedro, João e Luís Miguel estreiam este fim-de-semana em São Teotónio, na costa alentejana. Num terreno onde no passado se plantaram cravos, acaba, então, de nascer um projecto de turismo ligado à preservação da natureza. São 38 casas para “criar vida rural”, conta-nos aqui a Alexandra.

Já a Andreia Marques Pereira andou pelas geografias do Douro, num passeio literário que parte de São Martinho de Anta para desvendar o “reino maravilhoso” de Miguel Torga. A viagem pela vida e obra do escritor tem a serra e o rio como espelhos.

Do Douro para as ruas do Porto, onde o Luís Octávio Costa encontrou o protagonista desta semana. Gabriel Campanario é o inventor do colectivo urban sketching e esteve a desenhar a cidade durante o simpósio internacional que hoje termina e que vai deixar pelo caminho um rasto de histórias ilustradas por 800 pessoas. Siga esta paleta.

Para o fim fica mais um centenário: os Picos da Europa, em Espanha, são paisagem protegida há 100 anos. Razão mais do que suficiente para o andarilho Sousa Ribeiro pôr pés ao caminho.

Está fechado por hoje. Volto para a semana, à hora do costume, com mais ideias para as suas férias ou dias de ócio. Até lá, boas viagens e não se esqueça de ir passando por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário