quarta-feira, 8 de agosto de 2018

360º - Entrevista ao criador dos exames nacionais (com recado aos pais); reportagem no Iraque, 4 anos depois do Estado Islâmico; e o fogo de Monchique

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... o vento forte está tornar ainda mais incontrolável e  de maiores proporções o incêndio de Monchique que já se estendeu até Portimão e Silves. No percurso do fogo, que destruiu casas à entrada de Silves e chegou mesmo perto de Portimão, foram retiradas 250 pessoas e já há 30 feridos

O incêndio já é visível do espaço e foi fotografado pelo astronauta alemão Alexander Gerst desde a Agência Espacial Europeia. A área ardida já chega aos 20 mil hectares, segundo as imagens do satélite europeu Copernicus e da NASA.

O comando do combate ao fogo deixou de ser coordenado pela distrital de Faro e passou para o Comando Nacional em Lisboa e o Ministério Público e a Polícia Judiciária já estão a investigar a sua origem.

Continuam entretanto a surgir novas queixas. Dezenas de militares da GNR dizem que são forçados a dormir no chão. Mas os turistas já estão a receber informações sobres os riscos, os cuidados e as proibições a ter. Ontem foram surpreendidos ao ver vários Canadair a abastecer nas praias (não faltam vídeos).

O especialista em incêndios florestais Xavier Viegas defende o uso de produtos químicos no combate aos incêndios e a aplicação de plano de 2006, que ficou por acabar. O climatologista Carlos da Câmara diz que este incêndio em Monchique era um “desastre anunciado".

Mudando de assunto, o Benfica venceu o Fenerbahçe mas não tem ganha a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões nem garantida a entrada na Liga dos milhõesO golo solitário de Cervi não tranquiliza para o jogo da próxima semana em Istambul, apesar de "haver uma cábula para passar o primeiro teste sem ser o melhor aluno", como escreve o Bruno Roseiro na crónica. No final do jogo, Luís Filipe Vieira disse-se ainda disponível para renovar com Jonas.


Outra informação relevante 

Hélder Sousa planeia, concebe e valida todos os exames nacionais em cada ano lectivo. Crítico do ensino que se faz em Portugal, o director do IAVE diz contudo em entrevista à Ana Kotowicz que "não se interessa pelas notas", mas sim "perceber o que o aluno sabe" e como ensiná-lo a raciocinar". E deixa um recado aos pais: "Quando os filhos têm 84%, os pais perguntam por que é que não tiveram 95%. Isto é tão estúpido, tão idiota!".

Está promulgado. Marcelo já deu o okOs politécnicos vão poder passar a atribuir graus académicos.

A crise na CP e as notícias de que a administração podia estar de saída por causa da situação caótica que se vive na empresa, obrigou o Governo a emitir um comunicado. Mas apenas para dizer que os gestores continuam para já (o para já é para já só meu) "a desempenhar regularmente as suas funções”

As notícias de problemas nos hospitais não páram de chegarUm terço das urgências de obstetrícia do Amadora-Sintra não cumpre mínimos segundo o colégio da especialidade. É um dos três hospitais com mais carências nesta área, juntamente com os de Braga e Faro.

E o Governo está com problemas em recrutar médicos.117 vagas, uma em cada dez, ficaram por preencher no concurso lançado em Julho pelo SNS, escreve o Público.

Já no sistema privado, centenas de médicos queixam-se de estar a ser inibidos de atender doentes da ADSE por parte do subsistema de saúde dos funcionários públicos.

Um estudo alemão alerta para novos riscos de uma bolha especulativa no imobiliário em Portugal.

Na Venezuela, os serviços secretos analisaram as câmaras de segurança e a lista de hóspedes do Hotel Pestana de Caracas. Mas o ministro Augusto Santos Silva disse que não há nenhuma informação sobre portugueses investigados a propósito do suposto atentado contra Maduro. O presidente venezuelano diz aliás que vai apresentar provas contra o ex-presidente colombiano.


Quanto a Trump, pode ficar — de vez — sem estrela no passeio da fama de Hollywood. A acontecer, será inédito. Mas a decisão pode não se assim tão simples. Porque o famoso passeio está divido entre West Hollywood e Beverly Hills. E Trump está do lado que o apoia.

Um caça espanhol disparou acidentalmente um míssil num treino militar na Estónia. O acidente aconteceu numa missão da NATO de patrulhamento no Báltico.

Ainda em Espanha, depois da aproximação à Catalunha, agora o governo de Sánchez faz o mesmo com o País BascoTransferiu dois presos da ETA em nome da “convivência".

O Campeonato da Europa de Atletismo não podia ter começado melhor para Portugal. Inês Henriques, a campeã que luta pela igualdade entre géneros para mostrar que é a melhor de todas as mulheresvenceu os 50 km marcha.

Na pré-campanha para as eleições do Sporting, a lista de Bruno de Carvalho precisou de duas horas para ser entregue e vai agora ser analisada para se confirmar se cumpre todas as formalidades; João Benedito defende debates apenas após aceitação das candidaturas; e Ricciardi garante que com ele "não haverá grupinhos, segmentos nem coisas de pastelaria”.

Os nossos Especiais 

Quatro anos depois, os cristãos do Iraque estão a voltar às aldeias que o Estado Islâmico destruiu. John reconstruiu a casa, Steven e Marena vão casar, há padres que já têm a suas igrejas reconstruídas, outros que mantém o seu trabalho nos campos de refugiados. A reportagem é do João Francisco Gomes e do João Porfírio. E estas são as imagens mais marcantes.

A nossa opinião

  • Luís Aguiar-Conraria escreve "Não querem que o preço das casas aumente? Permitam mais construção": "Como é fácil de perceber, políticas públicas que reduzam a oferta de habitação permanente irão, a prazo, agravar o problema. É esse o grande problema de quase todas as propostas do Bloco de Esquerda".
  • Maria João Marques escreve sobre "O juiz e o seu clone": "Para o juiz Neto de Moura a vida de mulheres agredidas não conta, mas pediu indemnizações de milhares de euros porque os polícias que encontrou não lhe afagaram o ego. Crime muito grave, portanto".
Notícias surpreendentes 
Um dia depois de Robert Redford anunciar que ia por um ponto final na sua carreira de actor, o Eurico de Barros escolheu os 12 melhores filmes na hora da sua saída de cena.

O novo filme de filme de Winnie The Pooh voltou a censurado na China. O personagem é considerado pelas autoridades um símbolo da resistência ao presidente Xi Jinping.

Chamam-se Wagner e são os mercenários que a exportam a influência de Putin pelo mundo. Da Ucrânica à China, estiveram sempre presentes em todos os conflitos de interesse para o Kremlin. Pelo menos quatro jornalistas morreram enquanto investigavam essa relação.

Já é um clássico, pelos piores motivos. As infraestruturas que recebem os Jogos Olímpicos são deixadas ao abandono depois de grandes investimentos. Foi assim no Brasil, na Grécia e também em Pequim. Estas 16 fotos mostram como está a aldeia olímpica dos Jogos chineses uma década depois, entre ferrugem, ervas daninhas e lonas rasgadas.

Com os incêndios a não deixarem as notícias, o Observador  vai mantê-lo a par de tudo o que se passa em Monchique, mas também sobre o resto da actualidade. Conheça ainda o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa quarta-feira
(Deixo-lhe ainda a famosa receita do melhor puré de batata do mundo, do chef Joël Robuchon que morreu esta terça-feira)

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário