quarta-feira, 8 de agosto de 2018

ExpoReg recebe segunda edição do festival internacional Reguengos Wine & Blues Fest








A 26ª ExpoReg – Exposição de Atividades Económicas de Reguengos de Monsaraz vai decorrer entre os dias 10 e 15 de agosto no Parque de Feiras e Exposições da cidade. Neste certame, as empresas e instituições promovem os seus produtos e serviços, realizam contactos e concretizam negócios.

A ExpoReg vai ter cerca de uma centena de expositores de setores de atividade como comércio de automóveis, veículos motorizados e bicicletas, serviços e produtos agrícolas, mobiliário, doçaria, gastronomia, vinhos, hotelaria, operadores náuticos, agências de viagens, produtores de mel e de queijo, cosmética, seguros, imobiliário, entre outros, assim como os participantes da exposição de pecuária. Nesta mostra haverá dezenas de caprinos, ovinos e bovinos de vários produtores da ANCORME - Associação Nacional de Criadores de Ovinos de Raça Merina, APORMOR – Associação de Produtores de Bovinos, Ovinos e Caprinos da Região de Montemor-o-Novo, APCORMP – Associação Portuguesa de Criadores de Ovinos da Raça Merina Precoce, ACOS – Associação de Criadores de Ovinos do Sul e ACORMA – Associação de Criadores de Ovinos da Raça Merino Alemão.

A Cerimónia de Abertura da ExpoReg realiza-se na sexta-feira, pelas 19h, com a atuação do Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz. Às 22h30 sobe ao palco a banda pop Alef, que tem o ator Leandro Pires como vocalista e guitarrista, e à meia-noite vão ouvir-se rumbas e flamenquito com o grupo Los Romeros.

No sábado, a partir das 9h30, decorre no Parque de Merendas de Campinho o concurso de pesca III Bass Boat Alqueva Cup. À mesma hora inicia-se o Concurso de Saltos Nacional C no Centro Hípico Municipal, competição que terá provas durante todo o fim de semana.

O auditório do pavilhão multiusos recebe pelas 10h a abertura da conferência “Exploração de caprinos de leite, uma nova abordagem; gerir para rentabilizar”. Seguem-se as comunicações “A importância dos registos na exploração agro-pecuária”, pelo engenheiro zootécnico Tiago Ribeiro, “O contraste leiteiro em pequenos ruminantes como ferramentas de apoio à gestão”, a cargo da engenheira zootécnica Inês Domingues, e “Problemas sanitários com maior impacto na rentabilidade da exploração”, pelo médico veterinário Bruno Pateiro da Silva. A fechar haverá uma mesa redonda sobre “A importância do plano produtivo: relação produtor–queijaria”.

À noite, pelas 21h, tem início a Caminhada ao Luar, e no palco da ExpoReg, às 22h30, atuam os Anjos. A dupla constituída por Nelson e Sérgio Rosado conta com quase duas décadas de carreira e 14 discos editados. Após oito anos sem gravarem um álbum de originais, apresentaram no final do ano passado um novo disco intitulado “Longe”. Depois do concerto, às 00h30, haverá largada de toiros num recinto junto ao Parque de Feiras e Exposições.

No domingo, dia 12 de agosto, realiza-se um espetáculo de homenagem a Alberto Janes (1909-1971), compositor de Reguengos de Monsaraz que escreveu diversos fados para Amália Rodrigues, como por exemplo “Foi Deus”, “Oiça lá, ó Senhor Vinho” e “Vou Dar de Beber à Dor”. No palco vai estar Jorge Fernando e os convidados Fábia Rebordão e Mário Moita.

Na segunda-feira inicia-se a segunda edição do festival internacional Reguengos Wine & Blues Fest. Às 22h sobe ao palco Vitor Bacalhau que vai apresentar o seu segundo álbum, “Cosmic Attraction”, mas também interpretar algumas músicas do seu disco de estreia, “Brand New Dawn”. Vitor Bacalhau alcançou este ano a maior distinção na sua carreira ao conquistar o terceiro lugar do European Blues Challenge 2018, que decorreu em Hell, na Noruega, e que juntou 21 bandas de Blues de outros tantos países europeus.

Segue-se Velma Powell que vai estar acompanhada em palco pela banda Bluedays, num concerto em que vão ouvir-se algumas das músicas dos álbuns “Blues to the Bone” e “Step into the Blues”, mas também clássicos do Blues de Chicago dos anos 40, 50 e 60 do século passado. A cantora natural de Chicago é familiar de John Lee Hooker e do mítico Brownie McGee e é por isso herdeira de um passado rico na história do Blues americano.

Durante a madrugada atuam os dj’s The Voodoo Club. King Dead Billy e Hang The Dj vão misturar as melhores músicas de Rock’n’Roll, Surf-Rock, Dirty Blues, Garage, Psychobilly e Soul.

Na terça-feira, a segunda noite do Reguengos Wine & Blues Fest inicia-se às 22h com o dueto do inglês Julian Burdock e o espanhol Danny del Toro. Um concerto que vai ser um caldeirão de diversidade musical cheio de influências e estilos, desde os Bottleneck Blues ao Funk, incluindo algumas composições originais. Julian Burdock foi dez vezes nomeado para os British Blues Awards e venceu o Blues & Soul Show Award for innovation 2016 e o New Brunswick Battle of the Blues 2011. Danny del Toro é um dos melhores interpretes de harmónica de Blues da Europa e para além de acompanhar as tournées de Julian Burdock, atua também com artistas como Little G Weevil, Alvon Johnson, Bex Marshall, Marco Cinelli, entre outros.

O festival internacional de Blues do Alentejo vai encerrar com a banda inglesa Ten Years After. “I’m Going Home”, música celebrizada na sua atuação em 1969 no Festival de Woodstock, é um dos temas que vão tocar em Reguengos de Monsaraz, assim como os clássicos “I Woke Up This Morning”, “Love Like A Man”, “Good Morning Little Schoolgirl”, “The Hobbit” e “Choo, Choo Mama”.

O teclista Chick Churchill e o baterista Ric Lee são os únicos membros da formação inicial dos Ten Years After e têm agora a companhia na voz e guitarra de Marcus Bonfanti, vencedor do British Blues Award, e do baixista Colin Hodgkinson, que já tocou com The Spencer Davis Group, Peter York, Whitesnake, Jan Hammer, John Lord e Chris Rea. Em 2018, os Ten Years After estão a festejar meio século de carreira e para comemorar a banda de Blues-Rock escreveu e gravou um novo álbum de estúdio, intitulado “A Sting In The Tale”.

Após os concertos poderão ouvir-se novamente as misturas de músicas de Blues e Rockabilly dos dj’s King Dead Billy e Hang The Dj, que formam a dupla The Voodoo Club. Durante a madrugada haverá também uma largada de toiros num recinto junto ao Parque de Feiras e Exposições.

O programa do último dia da 26ª ExpoReg – Exposição de Atividades Económicas de Reguengos de Monsaraz abre às 18h com a 1ª Corrida de Toiros Reguengos de Monsaraz – Capital dos Vinhos de Portugal. Na Praça José Mestre Batista vão estar os cavaleiros Luís Rouxinol, Manuel Telles Bastos e Marcos Bastinhas.

Nesta corrida em que se assinalam 60 anos de alternativa do cavaleiro José Mestre Batista, os forcados amadores de Monsaraz, Moura e S. Manços vão pegar toiros da Ganadaria Falé Filipe. O espetáculo vai ser abrilhantado pela Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense e pela Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense. A ExpoReg vai encerrar com o concerto do grupo Rafa e Beltran acompanhado por Corazón Flamenco – Sevilhanas de Reguengos de Monsaraz.

O Parque de Feiras e Exposições vai ter como atividades permanentes a 26ª Exposição de Atividades Económicas, a 23ª Exposição de Pecuária e a tradicional Feira de Santa Maria. A ExpoReg tem entradas gratuitas e o Pavilhão Multiusos vai estar aberto ao público na sexta-feira entre as 17h e a 01h, sábado, domingo e segunda-feira das 17h à 01h, na terça-feira a partir das 10h até à 01h e na quarta-feira entre as 10h e a meia-noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário