quinta-feira, 27 de setembro de 2018

360º- Assassínio de triatleta: a chave do mistério estava dentro de casa, mulher e amante detidos; e o dia Kavanaugh nos EUA, o juiz acusado de abusos

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... a mulher e um homem com que teria uma relação amorosa foram detidos ontem à noite e são os principais suspeitos da morte do triatleta que esteve desaparecido durante mais de um mês e cujo corpo foi descoberto depois em Avis. Os dois devem ser presentes a um juiz até amanhã, que lhe decretará as medidas de coação. A PJ dará hoje explicações sobre o crime.

Mais 9.452 estudantes foram colocados na 2.ª fase de acesso ao Ensino SuperiorA nota mais alta foi um 20 no curso de Engenharia Biomédica e Biofísica na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Pode consultar todas as tabelas no Observador e os resumos da Ana Kotowicz.

Hoje nos EUA é dia K, de Kavanaugh, Brett Kavanaugh, a nova bomba-relógio de Trump. A nomeação do juiz para o Supremo Tribunal parecia um decisão rotineira. Mas a uma denúncia de agressão sexual há 35 anos seguiu-se outra. E depois outra, enumera a Cátia Bruno. Há até histórias de violações em grupo. Esta tarde, Blasey Ford, a primeira mulher a acusá-lo, testemunha no Congresso. Ele também. A bola de neve vai começar a rolar.

Outra informação relevante 

Uma semana depois, os taxistas (já felizes da vida) decidiram desmobilizar o protesto que os mantinha estacionados em Lisboa dos Restauradores ao Marquês de Pombal, Av. da Liberdade acima. Fizeram-no depois de serem recebidos na Assembleia da República e de o PS lhes dar garantias que vai transferir as competências de licenciamento e mais poderes regulatórios às Câmaras sobre plataformas como a Uber. Resta saber quando e como. 

Marcelo discursou na Assembleia Geral das Nações Unidas onde pediu reformas na organização“Não mudamos com modas e protagonistas de curto prazo”, alertou o Presidente português, que antes tinha andado pelas livrarias históricas de Nova Iorque a comprar livros. Um deles foi o último de Bob Woodward sobre Donald Trump.

Marcelo não deve ter ouvido, mas devem-lhe já ter chegado ecos do primeiro debate parlamentar depois do Verão. Aquele em que Costa chutou para canto todas as bolas da oposição, no resumo da Rita Tavares e da Rita Dinis: suspendeu o que disse do Infarmed, empurrou as reinvindicações dos taxistas para o Parlamento e segurou ministros (até uma que ninguém lhe pediu).

Um dos caso de que se falou obviamente foi o de Tancos.Do lado político é só paninhos 'quentes'. Já os militares esperam “indicações” do Ministério Público para trazer o nono suspeito da missão na República Centro Africana para Portugal.

O outro tema quente foi o da não recondução de Joana Marques Vidal. E aí quer o governo (quer também Marcelo) deviam ter as orelhas a arder. As críticas (raras) de Cavaco foram muito duras: "É talvez a mais estranha decisão da Geringonça”, disse o ex-Presidente.
As Finanças desconhecem o número de funcionários públicos no ativo. Uma auditoria feita pela Inspecção-Geral do fisco conclui que o órgão responsável por gerir os recursos humanos do Estado desconhece não só quantos trabalhadores tem, como quanto ganham. A notícia é do Jornal de Negócios.

Nos crimes sexuais em Portugal, só 37% dos agressores foram condenados a prisão efetiva. Os dados mais recentes avançados pelo Ministério da Justiça ao Público mostram que em 2016, 270 arguidos foram condenados pelo crime de abuso sexual, mas 173 deles ficaram com penas suspensas.

Há mais de 40 rupturas de medicamentos todas as semanasSeis são graves, avança o DN.
A polémica Serralves sobre a exposição do fotógrafo Robert Mapplethorpe não pára. Ontem pôs frente a frente administração e antigo director do Museu. Ana Pinho disse que em “em Serralves não há nem nunca houve censura" e "não haverá complacência à falta de verdade”. João Ribas respondeu que no dia da inauguração foi obrigado a retirar obras. Alguém mente.


No futebol, um destaque que já é habitual e um que esperemos que o venha a serRonaldo não marcou, mas esteve num dos golos da vitória da Juventus frente ao Bolonha em Itália; e em Espanha, foi André Silva quem brilhou, com o Sevilha a bater o Real Madrid por 3-0, com um bis do avançado português em apenas quatro minutos (numa jornada em que o Barcelona também perdeu).

Os nossos Especiais
Apesar de o verão ter acabado domingo, o calor continua, por isso só agora fechámos as Summer Sessions do Observador. O último convidado do nosso terraço foi o eurodeputado do PSD Paulo Rangel, que saboreando um vinho do Porto com o Pedro Benevides, deu-lhe a sua opinião sobre a escolha da nova PGR: “O facto de termos pressionado fez com que o governo escolhesse uma PGR com este perfil”


A nossa opinião
  • José Manuel Fernandes escreve "Tanto faz, logo se vê, que se lixe… ": "Dizem que é um modo de governar, e é o modo de Costa: baseia-se no "logo se vê". No "tanto faz". É esse o segredo da sua habilidade. Mas é também o veneno que está a dar cabo da Administração Pública". Padma Lakshmi revela ter sido violada aos 16 anos
  • Helena Garrido escreve "Táxi? Não, carro com motorista": "Que serviços presta hoje um táxi ou a Uber? Com as escolhas que existem nas cidades, na era da economia da partilha, os taxistas que não o perceberem estão condenados. Nenhum governo os pode salvar".
  • Paulo Tunhas escreve "Burocracia e corrupção": "Fica-se a saber que o apreço por uma justiça que não pare respeitosamente à porta dos poderosos é uma coisa má (“populismo” significa: “coisa má”). Está-se sempre a aprender neste nosso Portugal". 
Notícias surpreendentes 
Nas estreias da semana nas salas de cinema, o destaque vai para "Mandy", de Pan Cosmatos. O Eurico de Barros diz que este filme de Nicolas Cage contra os “bikers” que vieram do Inferno é o mais parecido que se pode fazer nos nossos dias com os velhos "midnight movies" de terror das décadas de 70 e 80 e dá-lhe três estrelas. Mas tem mais três opções para escolher.

O dia de ontem ficou marcado pela morte da artista Helena Almeida, uma das mais reconhecidas do século XXNos anos 90, a fotografia passou a ser o seu meio de eleição, com uma escala de cores predominante: o azul, o vermelho ou o preto.

A modelo Padma Lakshmi fez várias revelações chocantes. Diz ter sido violada aos 16 anos por um namorado e abusada aos sete por um familiar.

Os portugueses já desfilam na Semana da Moda de Paris. Depois de Londres, a dupla Marques’Almeida chegou à capital parisiense. E fez soar um novo fado, diz o Mauro Gonçalves.

Estão eleitas as 10 melhores fotografias de ambiente do anoA vencedora veio do Irão. Chama-se “Flutuação Final” e mostra um navio encalhado numa salina no lago Urmia.
Estão servidas as notícias mais relevantes da manhã. No Observadoro jornal generalista do ano, vamos continuar a acompanhar a atualidade nacional e internacional, hoje marcada pelo crime do triatleta em Portugal, e pelo testemunho contra o juiz nomeado para o Supremo nos EUA. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa quinta-feira
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário