quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Já não há motivos para ficar em casa: chegou o Programa Viver +

Porque as aprendizagens ao longo da vida são uma constante, o Município de Estarreja lança o Programa Viver+ com experiências únicas de aprendizagem, de convívio e de entretenimento, durante todo o ano, e é dirigido aos seniores.

Assente em quatro grandes áreas de intervenção – Saúde & Bem-estarCultura & LazerArtes & SaberesSolidariedade, este projeto pretende promover o envelhecimento ativo e saudável ao longo do ciclo de vida respondendo assim aos desafios relacionados com a longevidade e o envelhecimento da população. E, desta forma, proporcionar uma melhor qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem.

Programa Viver +, que será apresentado no Dia Internacional do Idosode outubro, às 10h00, no Cine-Teatro de Estarreja, oferece vários projetos e atividades que passam pela promoção da saúde, pela formação, pela partilha de saberes e experiências, pela dinamização de oficinas e de atividades ocupacionais e pela promoção de convívio e de lazer. O apoio social aos mais desfavorecidos, nomeadamente através do Cartão Sénior Municipal, é uma das áreas a que a Câmara Municipal continuará a dar especial atenção.

Este projeto conta com a parceria de várias entidades e instituições como as IPSS´s; as Juntas de Freguesia; o Centro de Saúde de Estarreja - Unidade de Cuidados na Comunidade “Nós”; a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Estarreja; a Universidade Sénior do Rotary de Estarreja, as Associações / Coletividades do Município; a Federação Portuguesa de Jogos Tradicionais e a Universidade de Aveiro.

Neste âmbito, outubro é mês de Festival SéniorNão faltarão atividades de lazer, culturais e desportivas. O Município convida os mais crescidos a saírem de casa e a viver novas experiências.

No dia 1 de outubro, Dia Internacional do Idoso, o Parque Municipal de Antuã desvenda memórias do passado com os jogos tradicionais pela mão da Associação Cultural e Recreativa Amigos das Póvoas.

O primeiro sábado do mês ficará marcado pelo seminário “Envelhecer Feliz” onde serão abordadas temáticas de bem-estar físico e mental dos séniores. Esta atividade é dirigida a técnicos das IPSS, cuidadores e voluntários que trabalhem com idosos. A iniciativa decorrerá na Biblioteca Municipal e é de participação gratuita.

As visitas culturais ao Museu da Chapelaria e do Museu do Calçado, em São João da Madeiro, são outras das ações que desafiam os Munícipes a sair de casa e a conhecer novos locais. Os participantes vão conhecer as atividades de maior relevo deste concelho descobrindo o “Mundo Mágico do Chapéu e do Calçado”. Decorrem ao longo do mês (dias 9, 10, 12, 16, 17 e 19).

Não faltarão ainda Ateliês Terapêuticos (dias 11 e 18) no Multiusos. Para todos os gostos, estas atividades pretendem potenciar as competências comunicativas, físicas, mentais e sociais contribuindo para o bem-estar dos seniores.

No dia 24, às 16h00, o Cine-Teatro convida os aficionados da 7.ª arte para uma sessão de cinema. Em exibição estará “Jacinta”um filme de época que retrata a incrível história da mais nova pastorinha de Fátima.

Está também reservada para o último sábado do mês (dia 28), uma tarde cheia de música e ritmo. Na “Matiné Dançante” todos vão dançar, conviver, partilhar e recordar bons momentos.

Todas estas ações são dirigidas aos seniores com o propósito de combater o isolamento, proporcionar momentos de convívio e promover o bem-estar social desta franja da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário