segunda-feira, 3 de setembro de 2018

360º - Incêndio destrói o museu mais antigo do Brasil. Cinco venezuelanos contam o dia a dia num país onde há fome e desespero

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Um incêndio consumiu o Museu Nacional do Rio de Janeiro, o mais antigo do Brasil. O vice-diretor do museu dá a dimensão da tragédia: “O arquivo histórico do museu, de 200 anos de história do país, foi totalmente destruído”. As imagens mostram uma perda irreparável.

O FC Porto venceu o Moreirense por 3-0. Na crónica do jogo, a Mariana Béu escreve sobre os fantasmas de Sérgio Conceição.

Houve ainda um momento que pareceu golo mas não era: o regresso de Danilo aos relvados aconteceu ao minuto 82', depois de cinco meses e um longo calvário de lesões — e teve muitos, muitos aplausos.

O Benfica venceu o Nacional por 4-0 e, na crónica do jogo, o Fábio Ferreira Lima escreve sobre o final de um período de 26 dias em que a equipa percorreu a Europa de uma ponta à outra.

No Benfica também há um regresso: Seferovic tem uma nova vida e passou do eclipse repentino à principal referência do ataque benfiquista. Afinal, o principal reforço do Benfica nessa área pode vir de dentro do clube.


Mais informação importante

E eis que, mesmo no final de Agosto, Rui Rio falou. Aproveitou a rentrée do PSD, no Pontal, para dizer aos críticos que “podem esperar sentados” porque ele pretende cumprir o seu mandato até ao fim. Depois, ainda reservou algum tempo no seu discurso para atacar a forma como o Governocombateu o fogo de Monchique e as falhas no Serviço Nacional de Saúde.

Antes de falar, Rio jogou futebol  e ficou em último lugar. Num minitorneio de quatro equipas, o líder do PSD jogou com o número 7 e até marcou dois golos, mas nem assim evitou duas derrotas. Obviamente, o Observador seguiu tudo em direto num liveblog, como acontece sempre que há um grande evento desportivo.

Agora, o PSD segue para a sua segunda rentrée: a Universidade de Verão do partido começa hoje.

Jerónimo de Sousa já respondeu ao discurso de Rio e disse que o líder do PSD foi “um pouco ingrato” e não precisa de ter “ciúmes”. Afinal, argumenta, o Governo do PS, “em questões estruturais, de grande relevância, teve sempre o apoio do PSD e do CDS”.

O Bloco de Esquerda também teve a sua rentrée. Houve ataques teleguiados e adversários ignorados, novidades na mensagem, mas também discurso batido. O elefante na sala foi a ausência de Ricardo Robles. O José Pedro Mozos analisa o discurso de Catarina Martins à lupa e conta como foram os três dias da rentrée do BE.

Tendo em conta todos estes discursos, o que pensa o Presidente da República sobre as rentrées dos partidos, tendo em conta que possui pensamento sobre todos os temas? Pensa que se “diluiu um bocadinho aquele efeito dramático" das rentrées e que esse "é um efeito da desdramatização da vida política portuguesa também durante o Verão". Desdramatização, portanto.

A redução do preço dos transportes, que Fernando Medina está a negociar com o Governo, tem o aval de Marques Mendes. O comentador da SIC anunciou que a medida “tem condições para avançar” em Lisboa e no Porto.

Portugal vai alugar mais quatro comboios a diesel à espanhola Renfe. Já há composições nessa situação, pelas quais Portugal paga sete milhões de euros por ano.

O Governo vai pagar mais para incentivar tratamento cirúrgico da obesidade e para reduzir os tempos de espera. A notícia é do JN.

Prazo para pedir instrução na Operação Marquês termina hoje, mas a lei dá às defesas mais três dias,pagando uma multa. Vários arguidos deverão aproveitar o prazo mais alargado até quinta-feira.

Paddy Cosgrave vai reunir com os governos português e espanhol para discutir o futuro da Web SummitAs conversas acontecem esta semana.

O cofundador da WikiLeaks está desaparecido. Arjen Kamphuis foi visto pela última vez a 20 de agosto a abandonar o seu hotel em Bodo, no norte da Noruega. A polícia está a investigar.

O Observador está a passar um dia com cada um dos candidatos ao Sporting. Já seguiu três:
  • Dias Ferreira andou entre o encontro “secreto” com Vieira e a celeuma com Ricciardi (sem esquecer a história da gravata);
  • Rui Jorge Rego andou entre uma lasanha e uma fatia de bolo (sem esquecer as polémicas dos outros);
  • Fernando Tavares Pereira andou entre Lisboa e Fátima (sem esquecer um telefonema de Quim Barreiros).


Os nossos Especiais
 
Na Venezuela, há fome, doença e desespero. Conhecemos os números, convém conhecer as pessoas também. Por isso, falámos com cinco venezuelanos que contam o seu dia a dia na primeira pessoa. Um locutor de rádio, uma reformada, um médico, uma jornalista e uma emigrante em Portugal fazem o relato de um país afundado na crise.


A nossa Opinião

Alexandre Homem Cristo escreve "Inimigo da educação": "O protagonismo de Mário Nogueira não deve só inquietar pelas greves. Mais grave é a recusa da modernização do sistema e a rejeição do impacto positivo das medidas políticas às quais a Fenprof se opôs".

Luís Rosa escreve "Rui Rio é mesmo o líder da oposição?": "Se Rui Rio está a liderar a oposição ao Governo, é uma espécie de fenómeno politicamente não identificado. Se quer ganhar as legislativas, é melhor que assuma esse papel".

João Carlos Espada escreve "Homenagem a John McCain, elogio de Frank Field": "Por que motivo as virtudes reconhecidas ao republicano John McCain e ao trabalhista Frank Field parecem ter pertencido a uma época que já não é a nossa?"

Diana Soller escreve "O holograma de Lula e o fantasma de Bolsonaro": "O Brasil está mergulhado numa crise institucional que não poupa nada nem ninguém. Percorre partidos, justiça, tipo de regime, polarização social. Como será ultrapassada é uma incógnita".

José Ribeiro e Castro escreve "Obrigado, Senhora Procuradora-Geral": "Ninguém tem dúvidas sobre que o espírito e o pensamento da Procuradora era o de que se buscasse a verdade, toda a verdade, nada mais do que a verdade, fosse com quem fosse, doesse a quem doesse".


Notícias surpreendentes

O português Luís Gomes venceu, com aplausos de claque futebolística, o prémio Zarzuela e o prémio do público na Operalia 2018, organizada em Lisboa por Plácido Domingo. O vencedor do primeiro prémio de voz masculina foi para Pavel Petrov.

Os U2 tiveram que interromper um concerto em Berlim depois de Bono ter perdido a voz. A banda diz que não sabe o que aconteceu.

Já Paul McCartney, falou. E disse numa entrevista que acredita ter visto Deus quando estava sob o efeito de drogas psicadélicas. Certo.

Chiara Ferragni, a blogger e influenciadora com mais de 14 milhões de seguidores no Instagram, casou-se e podemos dizer que a cerimónia não foi enfadonha. Houve carrosséis, montanha-russas e três vestidos. Sim, eu sei que toda a gente quer ver as fotos. Estão aqui.

Com mais dois artigos imperdíveis, chegou ao fim a série de Verão "Crimes quase perfeitos":

Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário