segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Exposição de vidro de Murano no Museu do Vidro






“Fratelli Toso, 1910-1970” é o título da exposição de vidro de Murano do colecionador Lutz H. Holz, que está patente no Museu do Vidro, na Marinha Grande, até 21 de outubro.

Fundada em Murano - Veneza no ano de 1854 pelos irmãos Toso, a fábrica Fratelli Toso deu um importante contributo para a história do vidro de Murano, não só pela sua importância na renovação artística do vidro de Murano no século XIX, mas também pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento da utilização das técnicas de murrine ou millefiori na produção de vidro manual.

A Fratelli Toso contou, ao longo dos tempos, com a colaboração de importantes artistas e alguns dos mais famosos mestres vidreiros, que lhe permitiram a construção de uma reputação consolidada na ilha de Murano, e um nível de grande qualidade na produção de murrines, sobretudo no período após a II Guerra Mundial.

A história e percurso desta fábrica é-nos contada através da coleção de Lutz H. Holz, que desde há vários anos tem vindo a reunir um importante acervo de vidro de Murano.

A exposição Fratelli Toso 1910-1970 dá-nos a conhecer cerca de 60 anos de produção desta fábrica histórica, através de alguns dos melhores exemplares em vidro de Murano produzidos pela Fratelli Toso, realizados através de técnicas tradicionais venezianas, numa combinação de história, arte e ciência do vidro.

A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.



Nenhum comentário:

Postar um comentário