quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, visitou o Centro Hospitalar do Médio Ave

SEAS visita unidades hospitalares de Famalicão e de Santo Tirso.

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, visitou esta sexta-feira, dia 31 de agosto, o Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) com o objetivo de participar na cerimónia de celebração de acreditação do CHMA pelo Caspe Healthcare Knowledge Systems (CHKS).
O processo de acreditação abrange as unidades hospitalares de Famalicão e de Santo Tirso, confirmando o empenho dos profissionais do CHMA em proporcionar aos utentes uma resposta cada vez mais qualificada, de acordo com as melhores práticas nacionais e internacionais. Este processo foi concluído em maio do ano em curso e é válido até 2020.
Durante a visita, o Secretário de Estado teve, ainda, a oportunidade de conhecer os vários projetos de investimento realizados ou em curso nessas unidades.
Adicionar legenda
Recentemente, foi aprovado o financiamento para dois projetos: um integrado no Programa de Incentivo à Integração de Cuidados e à Valorização do Percurso dos Utentes no SNS, promovido pelo Ministério da Saúde, no valor aproximado de 1 milhão de euros; e o outro, de valor semelhante, aprovado no âmbito do Portugal 2020. Estes projetos, que são orientados sobretudo para a modernização da infraestrutura tecnológica do CHMA, encontram-se em fase de implementação, que decorre até meados do próximo ano.
Ainda no decorrer desta visita, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, conheceu e visitou outros investimentos já realizados e/ou em curso:
  • Unidade de Santo Tirso
    • Instalações requalificadas onde será instalada a Clínica da Mulher e da Criança;
    • Obras realizadas na Unidade de Cirurgia de Ambulatório;
    • Instalações requalificadas da antiga consulta externa, para onde foram transferidos os Serviços de Medicina Física e de Reabilitação, o Serviço de Imunohemoterapia e as colheitas de sangue. A consulta de Medicina Dentária vai ser iniciada, neste edifício, já no próximo mês;
    • Tomou conhecimento do projeto de abertura de novo acesso à Unidade Hospitalar, obra que deverá ser iniciada ainda em 2018.

  • Unidade de Vila Nova de Famalicão
    • A área onde será construída a Clínica da Mulher, da Criança e do Adolescente;
    • A obra de requalificação do antigo internamento de Ortopedia, onde está agora instalado o internamento de Medicina Mulheres;
    • O antigo internamento de Medicina Mulheres que vai ser objeto de requalificação para instalação do internamento de Cirurgia Mulheres;
    • A 1.ª fase do processo de modernização do atendimento aos utentes da consulta externa, que será alargado à Unidade de Santo Tirso.

Refere-se que, ao longo dos últimos dois anos, foram igualmente realizados investimentos de renovação de infraestruturas técnicas, de melhoria das condições de segurança e de aquisição de equipamentos médico-cirúrgicos para as duas unidades, de valor superior a 500.000 €.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Norte – http://www.arsnorte.min-saude.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário