terça-feira, 16 de outubro de 2018

Presidente da Câmara Municipal faz balanço intercalar dos estragos








A Câmara Municipal da Marinha Grande tem equipas a proceder a trabalhos de limpeza e remoção de escombros, devido aos estragos provocados pela tempestade Leslie, registada no passado fim-de-semana.

O concelho da Marinha Grande sofreu danos em escolas, via pública, jardins e equipamentos, para além de muitos danos em propriedade privada. As zonas mais afetadas foram a Praia da Vieira e S. Pedro de Moel, onde há estragos em telhados, coberturas e hotelaria/restauração e no interior do pinhal com a queda de muitas árvores. Há também a informação de duas empresas industriais que sofreram danos.

Os serviços municipais, divididos em várias equipas, estão a trabalhar para repor a normalidade em todo o concelho através da limpeza da via pública, remoção de resíduos verdes, abate e remoção de árvores, limpeza com varredora mecânica, reposição de mobiliário urbano, paliçadas e sinalização vertical, substituição de contentores e ecopontos, paliçadas,verificação de coberturas, substituição de instalações elétricas, reparação de muros de vedação, substituição dos vidros partidos e caixilharias, portas e portões.

A presidente da Câmara, Cidália Ferreira, informa que “em parceria com Comando Territorial da GNR de Leiria, Comando Distrital de Operações de Socorro, ICNF e as Juntas de Freguesia do nosso concelho, estamos a fazer um levantamento exaustivo de todas as situações, não só para as devolvermos à normalidade como também para, em estreita ligação com a CCDRC, percebermos quais as situações em que se poderá beneficiar de financiamentos públicos”. “Embora os danos públicos sejam muitos e muito variados, estimamos que os prejuízos privados sejam superiores”.

A presidente acrescenta que “o ICNF informou o Município que irá proceder ao encerramento de algumas estradas florestais em zonas que não foram afetadas pelo incêndio de 2017, pelo risco eminente de queda de árvores”. 

Cidália Ferreira salienta que “estamos totalmente solidários com as pessoas que sofreram perdas materiais durante esta tempestade e tudo faremos para os auxiliar na procura de soluções para os problemas."

A Câmara Municipal da Marinha Grande apela à população para que adote as medidas preventivas adequadas para a salvaguarda de pessoas e bens. Alerta-se, ainda, que deve ser evitada a permanência ou circulação nas zonas mais afetadas pelo mau tempo, nomeadamente nas zonas costeiras e nas imediações de espaços florestais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário