terça-feira, 16 de outubro de 2018

Qualificação CAN 2019: Guiné-Bissau vence de virada Zâmbia e lidera Grupo de Moçambique



Foto da CAF
A Guiné-Bissau recuperou de uma desvantagem de 0 a 1 na noite do passado domingo (14) para derrotar a Zâmbia, em jogo da 4º jornada do apuramento para o Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2019, e assumiu provisoriamente a liderança do Grupo K onde Moçambique amarga no 3º lugar.

Depois da derrota em Lusaka e de uma longa viagem como passagem pelo Médio Oriente os “Djurtus” viram os zambianos entrarem ao ataque no estádio 24 de Setembro e logo no sexto minuto podiam ter aberto o placar não fosse a grande intervenção do guarda-redes Jonas Mendes.

Mas no minuto 11 de nada valeu o voo de Jonas Mendes pois Justin Shonga tirou bem as medidas da baliza e colocou a bola no canto superior direito da baliza, na transformação de um livre perto da meia lua.

Só depois da meia hora de jogo os anfitriões conseguiram chutar para a baliza dos “Chipolopolo” contudo sem criar perigo.

No minuto 33 José Mendes até colocou a bola dentro da baliza zambiana mas o árbitro apitou uma carga sobre o guarda-redes. Os “Djurtus” tinham entrado na partida e antes do intervalo podiam ter igualado o placar em dois remate, mas a pontaria não estava afinada.

Mas a 2ª parte quase começou com o golo do empate, Brito recebeu no flanco esquerdo, ganhou a linha e serviu o colega na área, o defesa Stoppila Sunzu cortou para o fundo da sua baliza levantando o imenso público que lotou o estádio.

As investidas atacantes dos anfitriões sucediam-se e no minuto 61, após um livre cruzado de Zezinho Lopes do flanco direito Toni Silva cabeceou para a reviravolta no placar.

A Guiné-Bissau descolou das restantes selecções e com 7 pontos assumiu a liderança do Grupo K enquanto aguarda pelo desfecho do embate entre a Namíbia e Moçambique agendado para a noite de terça-feira (16) em Windhoek.

Imbatíveis em casa os “Djurtus” viajam a Namíbia em Novembro e fecham a qualificação recebendo os “Mambas” em Março d 2019. Os dois primeiros classificados de cada um dos 12 grupos qualificam-se para a fase final do CAN 2019.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Nenhum comentário:

Postar um comentário