terça-feira, 27 de novembro de 2018

Balanço da 4.ª Edição do Festival Jazz da Marinha Grande







Terminou no dia 24 de novembro a 4ª edição do Festival Jazz da Marinha Grande  cujo balanço é positivo, tendo registado um acréscimo no número de espectadores.

Realizaram-se quatro espetáculos com o Quinteto Paula Oliveira, Trio João Paulo Esteves da Silva, Quarteto Gonçalo Marques e Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal e uma apresentação do trabalho desenvolvido ao longo do ano pelos participantes nas Oficinas de Jazz.

A Câmara Municipal, que organizou o evento, retomou este ano a parceria com o Sport Operário Marinhense, realizando dois dos quatro concertos no Auditório  Dr. José Henriques Vareda.

A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande faz um balanço positivo da edição deste ano, concluindo “que veio confirmar o espaço que existe na programação de um evento dedicado à música jazz, com um claro aumento do número de espectadores”.

Cidália Ferreira salienta que “o Festival apresentou excelentes projetos musicais do jazz nacional, de diferentes estilos, que captou a atenção de várias gerações de público, o que muito nos congratula”.

O Festival contou com a direção artística do saxofonista,  professor e maestro César Cardoso que, mais uma vez, aceitou o convite da Câmara Municipal “com todo o gosto, em prol do desenvolvimento do Jazz na região”.

O diretor considera que a iniciativa está a ter impacto “a nível de formação, o que aconteceu com as Oficinas de Jazz e que duram há 2 anos e onde já passaram muitos músicos de diversas idades, e a nível de público, com um crescendo de interesse na região pelo Festival e pelos concertos que se têm vindo a apresentar”.

O maestro lembra que “a apresentação das Oficinas demonstrou mais um ano de trabalho e de desenvolvimento dos alunos, que é visível comparando o ano anterior”. Os quatro grupos apresentados foram constituídos por “músicos internacionais de grande reputação a nível mundial”.

César Cardoso afirma que o aumento de espectadores permite concluir que “o Festival é uma aposta ganha e estamos a ganhar público. Esperamos continuar a crescer e que a próxima edição seja ainda melhor”.

O Festival Jazz da Marinha Grande tem registado um aumento de espectadores, que subiram de 428 em 2017 para 545 pessoas no ano 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário