terça-feira, 27 de novembro de 2018

Ruas de Monsaraz recebem presépio com figuras em tamanho real

Aqui temos a prova mais do que evidente que o Litoral Centro não se resume só à zona Centro, mas, a nível nacional eaté internacional, sendo lido vs pesquisado em mais de 120 Países.
Não sabemos, nem nos interessa saber o que pensam sobre esta Plataforma Online. Sabemos que caminho trilhar, somos coerentes e persistentes no nosso propósito.
Sentimos, isso sim, alguma dificuldade em lidar com o menosprezo que alguns iluminados nos tratam quando nos apresentamos e dizemos quem somos, e ao que vamos. É típico do português desvalorizar o que tem na sua Pátria, onde a inveja e traição se cruzam connosco a cada esquina.
A CM Reguengos de Monsaraz sabe valorizar e tirar proveito do Litoral Centro, assim outras sigma o seu exemplo.

(NR)

As ruas da vila medieval de Monsaraz vão receber entre 1 de dezembro e 6 de janeiro o presépio com figuras em tamanho real. A inauguração vai decorrer às 11h30 junto à Porta da Vila de Monsaraz.

O presépio de rua de Monsaraz é um projeto concebido há 19 anos pela escultora Teresa Martins e apresenta 46 figuras em tamanho real. As esculturas estão feitas em ferro e rede recobertas por panos impermeabilizados de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases, têm as caras e as mãos feitas em cerâmica e estão iluminadas durante a noite. Quem percorrer as ruas da vila medieval pode passear ao lado das figuras do presépio, como os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira, que se dirigem para junto da Virgem Maria, São José e o Menino Jesus, que estão colocados no Castelo.

O presépio de Monsaraz é uma iniciativa que está integrada na programação do Natal das Freguesias. A vila medieval vai receber também no dia 22 de dezembro, às 17h, o tradicional Cante ao Menino, na Igreja de Nossa Senhora da Lagoa, com as participações do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, Manuel Sérgio e José Farinha. O Cante de Reis, igualmente com a atuação do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, realiza-se no dia 5 de janeiro, a partir das 19h, pelas ruas da vila medieval.

Em Reguengos de Monsaraz, o Natal das Freguesias inclui no dia 8 de dezembro, às 13h, a Festa de Natal dos Seniores e Reformados da Freguesia. No dia 13 de dezembro haverá espetáculos de marionetas na Escola Básica n.º 2, no Jardim de Infância e Creche e Aparece de Reguengos de Monsaraz, no Jardim de Infância e Escola Básica n.º 1 de Caridade e no Jardim de Infância de Perolivas. No dia 19 de dezembro, o espetáculo de marionetas será na Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva, no dia seguinte decorre no Jardim de Infância e Creche da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz e no Solar de São Lucas e no dia 21 dezembro na Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz.

Em S. Pedro do Corval, no dia 1 de dezembro, às 17h, será inaugurado o presépio de rua e a Exposição de Presépios na Casa do Barro. A Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense atua no dia 6 de dezembro, pelas 14h30, em Carrapatelo, e às 16h em Santo António do Baldio. No dia 23 de dezembro realiza-se a Festa de Natal da Sociedade Filarmónica Corvalense com a apresentação do maestro Carlos Bia.

O Natal das Freguesias integra também presépios de rua com as figuras da Sagrada Família em S. Marcos do Campo, Campinho e Cumeada. A inauguração dos presépios vai decorrer no dia 1 de dezembro, a partir das 18h, com a atuação do Grupo Coral os Bel’Aurora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário